A Avaliação 360º
Por: roseneidemartins • 20/9/2018 • Artigo • 306 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
AVALIAÇÃO 360 º
Apesar do boom do modelo de avaliação de desempenho multi-fontes a alguns anos, é raro encontrar no brasil empresas que utilizam o modelo para administrar potenciais devido as:
DIFICULDADES ENCONTRADAS
1- mudança da cultura, porque a avaliação passou de um processo unilateral para um outro onde é necessário avaliar e ser avaliado por outras pessoas.
2- em algumas empresas, este tipo de avaliação já é realizado pela intranet ( ex. AMBEV ) nesse caso, é preciso que os colaboradores que não são acostumados a lidar com computadores sejam previamente treinados e tenham um terminal a disposição.
3- utilização de uma ferramenta pelo nível operacional, já que não fazia parte do dia a dia de trabalhos dos funcionários ter acesso a um computador.
4- mostrar a todos os colaboradores os ganhos com o novo processo de avaliação sensibilizando e estimulando a participação do processo, para tanto, o líder devera atuar como agente facilitador do processo.
5-os funcionários de nível hierárquico inferior encontram maior dificuldade em avaliar seu superior, seja por ausência de esclarecimentos sobre o propósito da avaliação ou pela falta de uma visão holística da organização.
6- finalizando vou usar um termo jurídico e que compartilhe em igualdade nesta situação ou seja as vezes as empresas jogam uma pá de cal em certas pretensões e fazem surgir letras mortas em uma avaliação 360 assim como a lei, o juiz, em certas ocasiões e processos. Pois para garantir a confidencialidade dos dados geralmente este processo é data vênia controlado por fornecedores externos o que, dificulta o controle de participações.
5 ITENS DO QUE NÃO SE DEVE FAZER ( SUGESTÃO PRÓPRIA )
1- Não elogie demais nem critique demais.
2- Não deixe de se colocar no lugar do outro.
3- Não exponha seu interlocutor.
4- Não esteja presente pela metade.
5- Não olhe só para o passado, construa o futuro.
...