A Bobina Indutor Caseiro
Por: Franaraujo12 • 1/2/2021 • Relatório de pesquisa • 1.702 Palavras (7 Páginas) • 148 Visualizações
Título: Indutor/bobina caseira
Verificação prática da indução eletromagnética
Francielly Araújo, Marya Luysa, Messias Herculano
Gregory Almeida
Instituto Federal de Alagoas, Palmeira dos Índios, AL
Desafio: Experiência de Hans Christian Oersted / comprovar o princípio da indução eletromagnética em uma bobina / Indutor/bobina caseira
RESUMO
O presente trabalho tem por finalidade a explicação de um eletroimã/indutor – bobina cilíndrica por meio de um experimento prático, que comprova o fenômeno da indução eletromagnética. Tal fenômeno foi comprovado, primeiramente, através de um experimento realizado por Hans Christian Oersted. Oersted descobriu, ao observar a passagem de corrente elétrica em um fio condutor, que ocorria uma alteração no alinhamento de bússolas próximas a ele. Entretanto, com o avanço nos estudos, foi possível concluir que correntes elétricas podem gerar campos magnéticos, fato descoberto por Michael Faraday, em 1831. Diante disso, foi realizado um experimento a fim de observar, na prática, tal exposto. Observou-se que, com a bobina conectada em uma bateria, ao movimentar um imã ou algum material ferromagnético em direção a bobina, uma corrente irá percorre-la. Conclui-se que a asseveração de Michael Faraday tem fundamento e que esse feito pode ser observado em diversos momentos do nosso dia a dia.
Palavras chaves: eletroimã/indutor – bobina cilíndrica. Oersted. Michael Faraday. Indução Eletromagnética.
ABSTRACT
The purpose of this work is to explain an electromagnet / inductor - cylindrical coil through a practical experiment, which proves the phenomenon of electromagnetic induction. This phenomenon was confirmed, first, through an experiment carried out by Hans Christian Oersted. Oersted discovered, by observing the passage of electric current in a conductive wire, that there was a change in the alignment of compasses close to it. However, with advances in studies, it was possible to conclude that electric currents can generate magnetic fields, a fact discovered by Michael Faraday in 1831. Therefore, an experiment was carried out in order to observe, in practice, this exposed. It was observed that, with the coil connected to a battery, when moving a magnet or some ferromagnetic material towards the coil, a current will run through it. We conclude that Michael Faraday's assertion is well founded and that this achievement can be observed at different times in our daily lives.
Keywords: electromagnet / inductor - cylindrical coil. Oersted. Michael Faraday. Electromagnetic induction.
1 INTRODUÇÃO
O artigo em questão busca explicar e verificar o princípio da indução eletromagnética, a partir da atividade prática do indutor eletromagnético, sendo esse trabalho requisitado na tentativa de proporcionar aos alunos conhecimentos práticos e teóricos em virtude da atual situação. Trata-se de um trabalho prático proposto pela matéria de Máquinas Elétricas, ministrada pelo professor Gregory Almeida, que busca o aprendizado de assuntos relacionados a eletricidade.
Foi desenvolvido pelos estudantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), esses foram divididos em equipes para realizar o referido experimento. A equipe encarregada por este trabalho optou por realizar pesquisas e planejar encontros virtuais para que o assunto fosse melhor debatido. O principal objetivo deste trabalhos é verificar, na prática, um fenômeno presente na área do eletromagnetismo. Utilizou-se, para isso, o embasamento teórico adquirido pelos
membros da equipe, a verificação da prática e o auxílio do então professor orientador.
O princípio da indução eletromagnética foi descoberto, em 1831, por meio de um experimento realizado pelo físico inglês Michael Faraday. Posteriormente nomeada como Lei de Faraday, a experiência de Michael consistiu em enrolar uma parte de um anel de ferro com fio de cobre, e fez o mesmo com outro fio na outra metade, em seguida ligou uma das extremidades do fio em uma bateria, e a outra extremidade conectou em outro pedaço de fio para passar por uma bússola. Ao ligar a bateria, observou que a bússola mudava sua direção, contudo, se a corrente fosse constante, nada acontecia. Assim, Faraday constatou que uma corrente elétrica induzia uma corrente em outro condutor. Mas, faltava constatar se o mesmo ocorria com um imã permanente.
Ao realizar outro experimento movimentando um imã cilíndrico dentro da bobina, ele pôde observar que o galvanômetro sofreu uma variação na medição de corrente. Portanto, Michael constatou que o movimento de um imã gera uma corrente elétrica em um condutor.
2 MATERIAIS E MÉTODOS
Foram feitas pesquisas em websites, livros e demais mídias digitais, além de encontros virtuais com os integrantes da equipe, com o propósito de promover discussões acerca do assunto abordado nesse artigo. De posse de todas as informações sobre a indução eletromagnética, foi traçada uma estratégia para a atividade prática.
O trabalho foi realizado com os seguintes materiais:
- Uma pilha de 1,5v;
- Um tubo de vitamina c;
- Fios de cobre esmaltados, retirados de uma televisão antiga;
- Um parafuso
Existem muitos tipos de indutores, para as mais diversas aplicações. Alguns indutores são mais indicados para trabalhar em circuitos de altas frequências, enquanto outros são feitos para atingir um maior valor de indutância. Nesse experimentos construiremos um(a)
indutor/bobina cilíndrica com núcleo de ar contendo em seu interior um objeto feito de aço.
A construção do(a) indutor/bobina cilíndrica dar-se da seguinte maneira:
Deve-se enrolar em espiras o fio de cobre esmaltado no tubo de vitamina C (núcleo de ar). É importante que as espiras tenham um certo espaçamento entre si, de modo que não fiquem tão próximas. Após esse processo é preciso conectar as extremidades do fio no positivo e no negativo da pilha, feito isso deve-se verificar se a bobina atrai certo material, uma moeda por exemplo.
...