A CAMADA DE LINK DE DADOS (DATA LINK LAYER)
Por: Allan Araujo • 4/11/2017 • Trabalho acadêmico • 5.974 Palavras (24 Páginas) • 401 Visualizações
KIT DEVICENET
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 9
1.1 OBJETIVO 10
1.2 ESTRUTURA DO TRABALHO 10
2 A REDE DEVICENET 11
2.1 CARACTERÍSTICAS DA REDE 14
2.2 A CAMADA DE LINK DE DADOS (DATA LINK LAYER) 14
2.3 MODOS DE COMUNICAÇÃO 15
2.4 CAMADA FÍSICA E MEIO DE TRANSMISSÃO 17
2.5 CONECTORES 18
2.6 TERMINADORES DA REDE 19
2.7 DERIVADORES “TAPS” 20
2.7.1 Derivação T “T-PORT TAP” 20
2.7.2 Derivação de dispositivo “DEVICE-PORT” 21
2.7.3 Derivação tipo box “DEVICEBOX” 21
2.7.4 Derivação de alimentação “POWERTAP” 22
3 RECURSOS UTILIZADOS NO ENSINO PRÁTICO NA ÁREA TÉCNICA 23
4 MONTAGEM DO KIT DIDÁTICO 27
4.1 MONTAGEM ESTRUTURAL 27
4.2 MONTAGEM ELÉTRICA 31
4.3 CONFIGURAÇÃO 36
CONCLUSÃO 39
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 40
APÊNDICES 41
9
1 INTRODUÇÃO
Atualmente nos processos industriais utilizam-se instrumentos de medição, comparação e correção para se manter as variáveis de processos sob controle, ou seja, dentro de limites toleráveis de processo ainda mantendo a qualidade final esperada. Os objetivos principais no controle do processo são redução de variabilidade, aumento da eficiência e segurança.
Nos primórdios da industrialização o operário atingia os objetivos citados através de controles manuais destas variáveis, utilizando somente instrumentos simples (manômetro, termômetro, válvulas manuais etc.), e isso era o que se tinha para controlar os processos. Não porque os processos fossem mais simples, mas sim por que não havia técnicas tais como as de hoje.
A evolução da eletrônica, da informática, da mecânica, de computadores mais poderosos, permite cada vez mais a implementação das técnicas matemáticas na resolução de sistemas de controle. Atualmente os operários são cada vez menos vistos nas operações manuais e tornando-se técnicos nas áreas de controle através do uso de instrumentação adequada, com a evolução cada vez maior dos sistemas digitais e redes de comunicação com seus avançados protocolos de comunicação.
Grande parte dos projetos de automação industrial incorpora a tecnologia de redes digitais de comunicação, para conectar os equipamentos de campo e também os equipamentos de controle e supervisão. Atualmente no mercado existem diversos protocolos para redes de comunicação industrial, tais como: Profibus, Fieldbus, ControlNet, Interbus e Devicenet sendo este último o protocolo foco deste trabalho.
Devicenet é uma solução simples, de rede aberta, que reduz o custo e o tempo necessários para o cabeamento e instalação dos dispositivos de automação industrial, oferecendo intercambialidade de componentes de vários fornecedores.
A utilização de equipamentos Devicenet dispostos em um kit didático é uma forma de melhorar o treinamento na utilização de protocolos de comunicação industriais, pois possibilita um maior aprofundamento na rede Devicenet e uma melhor prática na utilização deste e tudo isso será possível com o kit Devicenet desenvolvido.
10
1.1 OBJETIVO
Apresentar o projeto e a construção de um módulo com tecnologia de comunicação industrial Devicenet. Este módulo irá se tornar um kit para fins didáticos, a ser utilizado para o ensino e treinamento de redes industriais, abordando aspectos práticos de instalação, configuração e manutenção de redes Devicenet. Para implementação desse kit serão utilizados os equipamentos disponíveis na escola: um Controlador Lógico Programável, um módulo remoto de entradas e saídas digitais, um inversor de freqüência e uma Interface Homem Máquina, que serão montados em uma estrutura de alumínio.
1.2 ESTRUTURA DO TRABALHO
Este trabalho está dividido em quatro capítulos, sendo que no primeiro capítulo apresenta-se a introdução, o objetivo e a estrutura do trabalho. No segundo capítulo apresenta-se a revisão da literatura sobre a rede Devicenet. Posteriormente serão apresentados os recursos utilizados no ensino prático na área técnica.
No quarto capítulo apresentam-se os materiais e métodos utilizados para a montagem estrutural do kit e para a programação dos equipamentos e da rede. A seguir serão apresentados os recursos e as possibilidades de uso do kit pelos alunos.
...