A CONTABILIDADE APLICADA
Por: ju201830 • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 8.302 Palavras (34 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
--
CONTABILIDADE APLICADA
[pic 3]
Sapezal - MT
2015
CONTABILIDADE APLICADA
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Contabilidade de Áreas Diversas, Contabilidade Social e Ambiental, Contabilidade Setor Publico, Seminário VI.
Orientadores: Regiane Brignoli
Valdeci da Silva Araujo
Carla Patricia Rodrigues Ramos
Debora Cristiane Barbosa Kirnev
[pic 4]
Sapezal - MT
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..........................................................................................................03DESENVOLVIMENTO...............................................................................................04
CONCLUSÃO............................................................................................................27
REFERÊNCIAS..........................................................................................................29
ANEXO.......................................................................................................................31
1 – INTRODUÇÃO
Constam nessa produção textual, informações relevantes para o desenvolvimento pessoal e acadêmico do aluno do curso de Ciências Contábeis sobre a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) assimilando o conteúdo do sexto semestre, analisando os seguintes fatos: Conceito e enquadramento da Embrapa na estrutura da administração Pública, atividade da empresa, forma de contratação de pessoal e regime jurídico.
No decorrer da pesquisa serão citadas as normas que regem os aspectos contábeis (Princípios da contabilidade).
O estudo demonstra durante o contexto empresarial da Embrapa um comparativo de investimentos nas áreas sociais e ambientais apresentadas no balanço social do ano de 2012 e 2013, apontado a relevância desta demonstração para a empresa e seus investidores. Será comentado sobre as notas apresentadas no balanço, além de esclarecer a obrigatoriedade do balanço social em uma empresa de economia publica.
Em seguida veremos a importância da agricultura familiar para o cenário brasileiro.
2 DESENVOLVIMENTO
A autorização ao poder executivo para a criação da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária foi conquistada através da lei n° 5851, de 07 de dezembro de 1972. Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -(Mapa), com o desafio de desenvolver um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso país.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma instituição pública de inovação tecnológica. Tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e a pecuária brasileira, em conjunto com seus parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), constituído por instituições públicas federais, estaduais, universidades, empresas privadas e fundações que, de forma cooperada, executam pesquisas nas diferentes áreas geográficas e campos do conhecimento científico. Esse esforço ajudou a transformar o Brasil, hoje a nossa agropecuária é uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta.
Foi incorporada uma larga área de terras degradadas dos cerrados aos sistemas produtivos, uma região que hoje é responsável por quase 50% da nossa produção de grãos. Quadruplicou a oferta de carne bovina e suína e ampliaram em 22 vezes a oferta de frango. Essas são algumas das conquistas que tiraram o País de uma condição de importador de alimentos básicos para a condição de um dos maiores produtores e exportadores mundiais.
Em termos de cooperação internacional, a Embrapa mantém acordos bilaterais de cooperação técnica com mais inúmeros países e instituições, bem como acordos multilaterais com organizações internacionais, envolvendo principalmente a pesquisa em parceria.
Mantêm ainda laboratórios virtuais no exterior (Labex) para o desenvolvimento de pesquisas e prospecção de tendências em temas na fronteira do conhecimento nos Estados Unidos, França, Inglaterra, Países Baixos e Coreia do Sul. Também possui um escritório em Gana para compartilhar conhecimento científico e tecnológico junto aos países africanos e, mais recentemente, no Panamá e Venezuela visando a uma atuação na América Latina.
O decreto-lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967 Dispõe sobre a organização da Administração Federal e estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências.
A administração pública no Brasil é definida como órgãos e entidades que desempenham a atividade administrativa do estado, a organização da administração pública do Brasil divide-se em direta e indireta.
A direta do Poder Executivo da União é composta por serviços integrados a Presidência da República e ministérios, governos estaduais, prefeituras, câmaras legislativas em geral e ao Judiciário federal e estadual: Presidência da república, constituída pela Casa Civil, Secretaria Geral, Núcleo de Assuntos Estratégicos, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria de Comunicação Social, Gabinete Pessoal e Gabinete de Segurança Institucional; Ministérios, atualmente há 39 ministérios no Brasil.
A indireta é composta por entidades de personalidade jurídica própria criadas ou autorizadas por lei, vinculam-se ao Ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade, divide-se em Autarquias, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista e Fundações Públicas (Incluído pela Lei nº 7.596, de 1987).
O serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita própria, para executar atividades típicas da Administração Pública é considerado Autarquia, que requeiram para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada, sem fins lucrativos, imunes a impostos, seus bens são impenhoráveis. São exemplos de Autarquias federais: INSS, BACEN, EMBRATUR.
...