A Carta Da Terra
Artigo: A Carta Da Terra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ralri • 23/2/2015 • 4.240 Palavras (17 Páginas) • 477 Visualizações
SUMÁRIO:
Introdução ................................................................................................4
Capitulo I
A Carta da Terra.........................................................................................5
1.0...Definição.............................................................................................5
1.1.. Preâmbulo ..........................................................................................6
1.2...Terra, Nosso Lar.................................................................................6
1.3…A Situação Global...............................................................................7
1.4 ...Desafios Para Futuro..........................................................................7
1.5... Responsabilidade Universal...............................................................8
Capitulo II
2.0... Princípios............................................................................................8
2.1... Respeitar e cuidar da comunidade da vida..........................................8
2.2... Integridade Ecológica.........................................................................9
2.3... Justiça Social e Econômica...............................................................11
2.4... Democracia, Não Violência e Paz.....................................................13
2.5... O Caminho Adiante...........................................................................14
Capitulo III
3.0... Adesão à Carta da Terra...................................................................15
3.1... Como você pode participar na iniciativa da Carta da Terra..............16
Conclusão ...............................................................................................18
Referencias..............................................................................................19
INTRODUÇÃO
O estudo que será apresentado, trata-se da Carta da Terra, que tem como o objetivo formar uma aliança global para cuidar da terra e fornecer dados e informações úteis para um futuro melhor, ajudando um pouco a sociedade.
O que muitas pessoas não sabem que isto requer uma mudança na mente e no coração. Requer um novo sentido de interdependência global e de responsabilidade universal. Devemos desenvolver e aplicar com imaginação a visão de um modo de vida sustentável aos níveis local, nacional, regional e global. Nossa diversidade cultural é uma herança preciosa, e diferentes culturas encontrarão suas próprias e distintas formas de realizar esta visão. Devemos aprofundar expandir o diálogo global gerado pela Carta da Terra, porque temos muito que aprender a partir da busca iminente e conjunta por verdade e sabedoria.
Isto pode significar escolhas de como viver. Todo indivíduo, família, organização e comunidade têm um papel vital a desempenhar. As artes, as ciências, as religiões, as instituições educativas, os meios de comunicação, as empresas, as organizações não-governamentais e os governos são todos chamados a oferecer uma liderança criativa. A parceria entre governo, sociedade civil e empresas é essencial para uma governabilidade efetiva.
Para construir uma comunidade global sustentável, as nações do mundo devem renovar seu compromisso com as Nações Unidas, cumprir com suas obrigações respeitando os acordos internacionais existentes e apoiar a implementação dos princípios da Carta da Terra com um instrumento internacional legalmente unificador quanto ao ambiente e ao desenvolvimento.
O despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação da luta pela justiça e pela paz, e a alegre celebração da vida.
CAPITULO I
A Carta da Terra
1.0 Definição
A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltada para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.
A Carta da Terra se preocupa com a transição para maneiras sustentáveis de vida e desenvolvimento humano sustentável. Integridade ecológica é um tema maior. Entretanto, a Carta da Terra reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico equitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis. Consequentemente oferece um novo marco, inclusivo e integralmente ético para guiar a transição para um futuro sustentável.
A Carta da Terra é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto da Carta da Terra começou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e finalizou como uma iniciativa global da sociedade civil. Em 2000 a Comissão da Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu e divulgou o documento como a carta dos povos.
A redação da Carta da Terra envolveu o mais inclusivo e participativo processo associado à criação de uma declaração internacional. Esse processo é a fonte básica de sua legitimidade como um marco de guia ético. A legitimidade do documento foi fortalecida pela adesão de mais de 4.500 organizações, incluindo vários organismos governamentais e organizações internacionais.
A luz desta legitimidade, um crescente número de juristas internacionais
...