A Carta Da Terra
Trabalho Universitário: A Carta Da Terra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anacunha72 • 27/5/2014 • 557 Palavras (3 Páginas) • 612 Visualizações
Ciências Sociais
Nome: Ana Cunha
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
A Carta da Terra
A Carta da Terra é uma declaração de princípios, valores e deveres que fundamentam a construção de uma sociedade global, sustentável e pacífica, em que mostra a todos os povos o sentido de interdependência e responsabilidade global, compartilhada pelo bem-estar dos seres humanos e do mundo em geral.
A carta é o resultado de vários debates interculturais sobre objetivos comuns e valores compartilhados por todo o mundo. Milhares de pessoas, centenas de organizações de todas as regiões, de diferentes culturas e diversos setores da sociedade se mobilizaram e discutiram sobre a necessidade de se formar uma aliança global para cuidar da uns dos outros e do planeta Terra, a fim de evitar a destruição e degradação do meio ambiente e da diversidade humana.
A visão ética do documento nos mostra que a proteção ambiental, os direitos humanos, o desenvolvimento humano sustentável e a paz são interdependentes e inseparáveis.
A declaração se trata de uma grande esperança voltada para a melhoria de vida e do bem estar social de todas as famílias, comunidades e de todas as gerações presentes e futuras no mundo.
Ela é estruturada em 4 grandes tópicos, que foram subdivididos em 16 Princípios:
I- Respeito e Cuidado pela Comunidade da Vida:
1- Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade.
2- Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.
3- Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas.
4- Garantir as dádivas e belezas da Terra para as atuais e as futuras gerações.
II- Integridade Ecológica:
5- Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.
6- Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.
7- Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.
8- Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a troca aberta e ampla aplicação do conhecimento adquirido.
III- Justiça Social e Econômica:
9- Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.
10- Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável.
11- afirmar a igualdade e a equidade de gênero como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas.
12- Defender, sem discriminação, os direitos
...