TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação

Por:   •  18/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.077 Palavras (17 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 17

Gêneros discursivos são as características de cada tipo de texto, a maneira de como ele é apresentado aos leitores, seu layout, a forma de ser organizado. Esses detalhes é o que determinam a que tipo de gênero cada texto pertence e dependendo de cada região do país a linguagem informal pode mudar drasticamente pela cultura e sotaque existente, influenciando no seu modo de se comunicar e de como são visto em outras partes do país. Exemplos de alguns gêneros formais e informais:

Gênero jornalístico

“O Rio de Janeiro, sede dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, vem se preparando para receber milhões de turistas no maior evento esportivo do planeta. Os Jogos Olímpicos ocorrerão entre os dias 05 e 21 de agosto e os Jogos Paraolímpicos, que contempla os atletas com necessidades especiais, acontecerão de 7 a 18 de setembro”  

Gênero literário

É geralmente dividido, desde a antiguidade, em três grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático. Essa divisão partiu dos filósofos da Grécia antiga, Platão e Aristóteles, quando iniciaram estudos para o questionamento daquilo que representaria o literário e como essa representação seria produzida. Características: narrar fatos, explorar o fictício o imaginário. Exemplo:

Dom Casmurro

Dizem por aí, mas não tenho certeza, que meu sorriso fica mais feliz quando te vejo, dizem também que meus olhos brilham, dizem também que é amor, mas isso sim é certeza..

Gênero epistolar ou interpessoal

É a maneira de se relacionar mais fácil com a outra pessoa abreviando palavras, com comunicação informal, inserindo caracteres, assim tendo uma conversa mais dinâmica do que o normal como em redes sociais.

 você  voxê ou vc - vocês  v'6s ou vcs - só  soh.

Como exemplo de região que sofre bastante com preconceitos linguísticos temos o nordeste do país, que é uma região rica culturalmente, apresentando características únicas e diferenciadas, sendo responsável por importante carga cultural presente no país. É rica pelas músicas, pelas danças, pelas atividades praticadas, pelo sotaque, arte e literatura. Entretanto, o sotaque e expressões podem ser marginalizadas ou tratadas de forma preconceituosa em outras regiões do país, por se tratar de uma região que historicamente sofre com a pobreza e demais problemas ambientais, demonstrando uma certa ignorância por parte de demais regiões e brasileiros.  

Exemplo de palavras e expressões da região.

• mangar = zombar de alguém.

• aperreado = angustiado, estressado.

• vôte = vou te esconjurar, vou te amaldiçoar.

• ixi Maria = interjeição de espanto, contraindo o termo Virgem Maria.

• jerimum = abóbora.

• abestado = Bobo

Hoje em dia, a comunicação interna de muitas empresas passou a ocorrer também por meio de aplicativos de mensagens instantâneas. Esse tipo de comunicação, além de ser ágil, permite o compartilhamento de diversos tipos de arquivos.

Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir no que diz respeito a arquivos que podem ser compartilhados por meio de mensagens instantânea:

I. Imagens, áudios e vídeos.

II. Documentos.

III. Links.

IV. Emoticons (ícones).

É correto o que se afirma em:

Resposta Selecionada:        

Correta I, II, III e IV.

Resposta Correta:        

Correta I, II, III e IV.

Comentário da resposta:        Resposta correta. A alternativa está correta, pois por meio de mensagens instantâneas é possível compartilhar imagens, áudios, vídeos, documentos, links e emoticons.

Pergunta 2

1 em 1 pontos

Sabemos que de acordo com Charroles (1988) e Fonseca (1992), os princípios básicos da coerência são a continuidade, a progressão, a não contradição e a articulação. Todos estes princípios são fundamentais para garantir a coerência de um texto.

Fonte: CHARROLES, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos. In: GALVES, C.; ORLANDI, E. P.; OTONI, P. (Orgs.). O texto: escrita e leitura. São Paulo: Pontes, 1988, p. 39-85.

Fonte: FONSECA, J. Linguística e texto/discurso: teoria, descrição, aplicação. Lisboa: Ministério da Educação, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1992.

Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir no que diz respeito aos elementos do princípio da articulação:

I. Encadeamento lógico.

II. Organização das informações.

III. Retomada de informações relevantes.

IV. Acréscimo de novas informações.

É correto apenas o que se afirma em:

Resposta Selecionada:        

Correta I e II.

Resposta Correta:        

Correta I e II.

Comentário da resposta:        Resposta correta. A alternativa está correta, pois quando falamos do princípio da não articulação este se refere ao encadeamento lógico e a organização das informações.

Pergunta 3

1 em 1 pontos

A coerência é composta por três domínios, que trazem interpretações internas e externas dos textos. Assim, estes domínios são responsáveis pelos diferentes conhecimentos obtidos pelo indivíduo quando este está exposto a um texto.

Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta os domínios que compõem a coerência textual:

Resposta Selecionada:        

Correta Domínio Linguístico, Domínio Pragmático e Domínio Extra-linguístico.

Resposta Correta:        

Correta Domínio Linguístico, Domínio Pragmático e Domínio Extra-linguístico.

Comentário da resposta:        Resposta correta. A alternativa está correta, pois os três domínios que compõem a coerência textual são os domínios linguístico, pragmático e extra-linguístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com