TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Constituição E Institucionalização Do Serviço Social Como Profissão Na Sociedade Até Os Anos De 1950

Exames: A Constituição E Institucionalização Do Serviço Social Como Profissão Na Sociedade Até Os Anos De 1950. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

Quando surgiu o Serviço Social na Europa, Estados Unidos , na América Latina e no Brasil?

Quais as principais correntes ideológicas que fundamentaram o serviço social e as elaborações teórico-metodológicas entre os anos de 1920 e 1950.

Nos primórdios históricos, o serviço social era desenvolvido por uma dinâmica assistencialista, por pessoas ligada a igreja que fazia o trabalho de ajudar os pobres e doentes com donativos. Essas ações tinha a direção de pessoas leigas que não absorvia nenhum conhecimento científico, pois, eram mulheres da alta burguesia que desenvolvia ações de caridade. A implementação do Serviço Social se dá logo após, as influências vindas do estados unidos com as correntes sociológicas do positivismo que, trouxeram um conhecimento influenciado de forma racional e não mais pela moral religiosa. A nova metodologia do serviço social, se deu com um olhar diferente, focado na investigação dos fatos sociais , diante da realidade vivida. Então, vimos que, o que antes era feito de maneira assistencialista ligada a caridade religiosa, com a visão positivista, a prática do assistente se tornou um método de investigação dos problemas da questão social.

As correntes ideológicas que fundamentam o serviço social são a norte-americana e a europeia que se baseiam no neotomismo de Tomás de Aquino e o positivismo, a ideologia socialista de Karl Marx (da luta de classes) passou a vigorar no meio operário, para atenuar os sofrimentos desses trabalhadores, grandes damas da burguesia inglesa criam a sociedade de organização da caridade, a ideia de caridade vai estar ligada à questão da pobreza e a igreja católica vai se apropriar dessa situação real para expandir sua ação, essa situação dá uma grande dimensão da à questão social, levando a igreja católica a se preocupar com grande crise, de decadência da moral e dos costumes cristãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com