A Criança Como vítima Da Propaganda
Ensaios: A Criança Como vítima Da Propaganda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mickely • 1/3/2015 • 321 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
Tratar crianças como consumidores não é uma novidade e, sim, uma tendência dos anúncios publicitários. O fenômeno da urbanização e o acesso ilimitado à informação agilizaram o consumismo precoce. Influenciadas pela mídia, pela enxurrada de comerciais que assistem na TV, as crianças estão ficando cada vez mais exigentes.. Os anúncios publicitários valem-se dessa tática porque as crianças não têm como se defender. Ciro Marcondes Filho nos lembra que três elementos impedem a manipulação da opinião pública: memória, vivência e visão de conjunto. Elementos que, convenhamos, o brasileiro adulto não tem, imagine então as nossas crianças, que viram presas fáceis dos truques da comunicação! Nesse vale-tudo por consumidores, os publicitários estão passando dos limites1.
As crianças estão em todos os lugares: nas escolas, nas creches, nas ruas, nas vilas, nos condomínios das grandes cidades, nas periferias, no campo, nas aldeias em meio às matas, nos acampamentos improvisados de refugiados, nos lugares devastados pelas guerras, pelas epidemias e pela fome. As realidades das quais participam são diferentes, assim como diferentes são as culturas as quais integram. Por conta disso, diversas são as experiências que vivenciam, variados são os tratamentos que recebem a partir de sua condição de criança e desiguais são as formas de organização de suas rotinas diárias.Se a globalização é um processo que traz uma diversidade de influências externas para as diferentes nações, e estas influências interferem na vida dos cidadãos que ali vivem, agindo de maneira intensiva, afeta também o contexto cotidiano onde criança cresce e interage com a sociedade, pois a criança, por constituir-se como ser histórico, compartilha e sente os efeitos das transformações operadas em todos os âmbitos da sociedade contemporânea. Ao atingir seu cotidiano, o processo de globalização age sobre as dinâmicas sociais e culturais em que a criança está inserida, intensificando as diferenças entre as formas de vivenciar a infância nos diferentes espaços mundiais, tornando presentes diferentes percepções sobre a constituição da infância contemporânea.
...