A Criatividade
Trabalho Universitário: A Criatividade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janasouza • 24/11/2013 • 1.152 Palavras (5 Páginas) • 332 Visualizações
2 Conceito de Criatividade
A primeira característica da criatividade, e talvez a mais importante, é a novidade. Uma ideia, um objeto, um comportamento são criativos na medida em que são novos. Essa novidade pode referir-se tanto à pessoa que cria, quanto ao conhecimento existente naquele momento.
Criatividade é uma palavra amplamente utilizada e com muitos significados. Seu conceito é complexo, multifacetado e pouco explorado. Apesar disso, é inquestionável sua importância no mundo atual, sobretudo no âmbito educacional, no qual a criatividade deve ser desenvolvida. A contemporaneidade requer professores criativos que formem alunos criativos.
A palavra criatividade está relacionada ao termo criar, do latim “creare”, que significa "criação, dar existência, sair do nada, estabelecer relações até então não estabelecidas".
Não há uma só definição para a criatividade.
No senso comum é a capacidade do ser humano em exprimir-se de uma forma original.
A criatividade é um grande motivador porque faz com que as pessoas se interessem por aquilo que estão fazendo, dá a esperança de que pode haver uma ideia válida a possibilidade e algum tipo de realização a qualquer pessoa, torna a vida mais divertida e interessante.
3 A criatividade no processo educativo
Uma educação com sentido criador deve visar não só a coordenação dos diversos modos de percepção e de sensação entre si e com seu meio, mas também a expressão dos sentimentos de forma comunicável.
O importante seria criar ao educando um ambiente que os induza a exteriorizar o rico e animado mundo de imagens que forma sua mente; para que haja essa exteriorização é preciso condicionar no indivíduo a confiança em si mesmo. É impressionante observar como a criança absorve e assimila com incrível facilidade o que lhe é dado como estímulo.
O processo educativo tem por objetivo desenvolver as potencialidades do indivíduo, deverão ser utilizados recursos que favoreçam não somente a aquisição de conhecimentos mas, sobretudo, a expansão e a afirmação da personalidade do educando, podendo a capacidade criadora dos indivíduos ser desenvolvida e canalizada para diversas atividades e setores de realização pessoal.
Os novos métodos de ensino devem levar a criança a ter prazer em aprender.
3.1 Características do professor criativo
Um professor criativo é aquele que está aberto a novas experiências e, assim sendo, é ousado, curioso, tem confiança em si próprio, além de ser apaixonado pelo que faz. Trabalha com idealismo e prazer, adotando uma postura de facilitador e quebrando paradigmas da educação tradicional. Algumas atitudes do professor que possibilitam o desenvolvimento da criatividade em sala de aula são: ouvir ideias diferentes das suas, encorajar os alunos a realizar seus próprios projetos; estimular o questionamento, dando-lhes tempo para pensar e para testarem hipóteses; estimular a curiosidade; criar um ambiente sem pressões, amigo, seguro; usar a crítica com cautela; e buscar descobrir o potencial de cada aluno.
3.2 Características de uma aula criativa
Uma aula (criativa) é a que motiva o aluno a buscar e a compreender e a descobrir o que está sendo proposto. Aquela aula que desperta a vontade de descobrir, aprender e fazer. Uma aula que tem o objetivo de alcançar cada um dos alunos em seus diferentes estilos de aprender.
São muitos os elementos que fazem com que uma sala de aula possa ser criativa, mas a base de tudo isto é o professor. O professor, em uma aula criativa, deve considerar o aluno como ponto central, não o conteúdo, pois se o professor focar suas aulas no conteúdo irá ter como resultado alunos passivos que irão ouvir e reproduzir.
No contexto da sala de aula criativa o assunto e o professor se dirigem no sentido de ficar à disposição da aprendizagem do aluno e consequentemente o aluno vai se tornar envolvido, interessado e motivado. Outros elementos para uma sala de aula criativa são: considerar o aluno como ponto principal; buscar atividades que saiam da rotina; utilizar materiais que chamem a atenção do aluno; motivação para o aprendizado através de uma aula significativa; tornar o aprendizado um momento feliz e divertido; respeitar o estilo de aprendizagem de cada aluno; usar música, jogos educativos, jornais, revistas, acontecimentos
...