A DIFERENÇA DA HIERARQUIA ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL
Por: Fábio Martins • 7/11/2022 • Dissertação • 429 Palavras (2 Páginas) • 111 Visualizações
A DIFERENÇA DA HIERARQUIA ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL
A Administração Pública burocrática surgiu basicamente com o advento do Estado Liberal, como solução para romper com o modelo anterior, patrimonialista, com a missão de estabelecer de fato a separação dos interesses pessoais do detentor do poder, dos instrumentos colocados à disposição do Poder Público para garantir a satisfação do interesse público. Com o objetivo primordial de defender a sociedade contra o poder arbitrário daquele que governa. Sendo adotadas medidas cuja principal característica era deixar evidente o que era patrimônio público e o que era propriedade particular do detentor do poder. Possuindo como características o controle das instituições basicamente hierarquizadas e o controle enfocado nos processos.
Cumprida a sua missão, a administração Pública Burocrática, na busca do governo pela modernização, cede lugar à implantação da Administração Pública Gerencial, com vistas à adaptação às novas demandas do mercado e às crescentes relações entre os estados. Os princípios que dão rumo a essa nova forma de administração pública originam-se dos conceitos de eficiência, maior flexibilização, controle finalísticos, contrato de gestão, a busca pela qualidade e a consideração do cidadão como cliente de seus serviços e não como um simples mantenedor de um sistema.
Vê-se claramente grandes diferenças entre as duas formas administrativas, principalmente no que se refere a sua hierarquização. A hierarquia na administração pública burocrática ocupa a sua posição de autoridade numa estrutura verticalizada possuindo muitos níveis hierárquicos. Onde, os vários graus de chefias seguem uma escala em que a autoridade de cargo subalterno obedece à autoridade imediatamente superior, assim sucessivamente até o atingimento do topo da escala de superioridade. Tudo definido por regras que definem a forma de relacionamento entre as patentes de autoridades, com o intuito de manter a unidade de comando e deixar claro que é quem manda dentro de uma estrutura organizacional.
Na administração Pública Gerencial a hierarquia é definida como parte do pressuposto de que é possível desenvolver estratégias administrativas baseadas na ampla delegação de autoridade e na cobrança a posteriori de resultados, baseado em uma concepção de estado e de sociedade democrática e plural. Enquanto na administração pública burocrática o foco está na centralização, a gerencial é muito focada nas descentralizações políticas e administrativa, possuindo poucos níveis hierárquicos, com boa flexibilidade em termos organizacionais e a aplicação da confiança limitada.
...