A Definição Algoritmo
Por: ellizama • 2/4/2015 • Trabalho acadêmico • 656 Palavras (3 Páginas) • 158 Visualizações
Definição Algoritmo
Algoritmo é a base da ciência e da computação. É plano de passo a passo para a resolução de nossos problemas.
Sendo dois tipos de algoritmos o não estruturado e o estruturados.
O Algoritmo não estruturado são decisões e ações que fazem muita das vezes sem perceber como almoçar, dirigir um carro, seguir as instruções de um manual, etc.
Já o Algoritmo estruturado busca a resolver os problemas através do computador. É uma ferramenta que usa combinações de sequências, seleções e repetições.
Noção de Algoritmos
A linguagem C foi criada incialmente por Dennis M. Ritchie e Ken Thompson em 1972
C é uma linguagem vitoriosa como ferramenta na programação de qualquer tipo de sistema (sistemas operacionais, planilhas eletrônicas, processadores de gráficos, etc.).
A linguagem de programação C tornou-se rapidamente uma das mais importantes e populares, principalmente por ser muito poderosa, portátil, flexível e pela padronização dos compiladores e de execução rápida.
A maneira de se comunicar com um computador e através de programa sendo a única linguagem que a máquina entende.
Os programas que fazem traduções para linguagem de máquinas são chamados de compiladores, se haver erros o compilador não criará um programa de máquina.
Resumindo para programar em C é necessário um editor de texto e um compilador, mas também pode ser acrescentado um Ambiente de Desenvolvimento Integrado.
A estrutura básica de um programa em C
Um programa em C consiste em uma ou varias funções, cuja forma geral é a seguinte:
Tipo nomeFunc (declaração dos parâmetros)
{
Declaração de variáveis:
Instrução_2;
..................
Instruçõ_n
Returnvar_tipo;
}
O primeiro programa
Menor programa possível em C
Intmain( )
{
Return0;
}
Pseudo linguagem
É uma forma de escrever um algoritmo de uma linguagem simples, sendo de fácil entendimento por qualquer pessoa.
É uma linguagem possível para representarum algoritmo de forma semelhante a a linguagem de programação.
A estrutura do pseudocódigo pode variar de acordo com a base na linguagem de programaçãoutilizada posteriormente.
Por exemplo:
Algoritmo <nome_do_algoritmo>
[<declaração_de_variáveis>]
[<sub-algoritmos>]
Início
<corpo_do_algoritmo>
Fim.
Estrutura de um programa
Instruções de programa
Duas instruções em nosso programa
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
Intmain( )
{
Printf (“primeiro programa.”);
System (“pause”);
Return0 ;
}
Agora o programa contém três instruções. A primeira instrução:
Printf (“primeiro programa.”):
Imprime a frase entre aspa dupla na tela do computador. A segunda instrução:
System (“pause”):
Solicita ao computador uma pausa até que alguma tecla seja pressionada no teclado. A terceira instrução:
Return0;
Solicita à função main( ) que retorne a quem a chamou. No caso o sistema operacional.
Tipos primitivos pela representação de dados e variáveis
O tipo
...