A Diversidade Da Mata Tropical
Trabalho Escolar: A Diversidade Da Mata Tropical. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jackelinevieira • 25/3/2015 • 477 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
Diversidade e importância das florestas tropicais para o mundo
As florestas tropicais são um mundo como nenhum outro; e sua importância para o ecossistema global e para a existência humana é primordial. Incomparável em termos de sua diversidade biológica, as florestas tropicais são uma reserva natural de diversidade genética que oferece uma rica fonte de plantas medicinais, alimentos de subsistência, e uma miríade de outros produtos florestais úteis. Elas são um habitat importante para animais migratórios e sustentam aproximadamente 50 por cento das espécies na Terra, bem como um grande número de culturas indígenas diversas e únicas. As florestas tropicais tem um papel elementar na regulação global do clima além de manter a regularidade das chuvas, enquanto proteção contra inundações, secas e erosão. Elas armazenam vastas quantidades de carbono ao produzir uma quantidade significativa de oxigênio para o mundo. As florestas tropicais no mundo todo são bastante diversificadas, mas várias dividem as mesmas características incluindo clima, precipitação, estrutura dossel, complexo de relações simbióticas, e uma diversidade de espécies. Cada floresta tropical não necessariamente precisa estar conformidade com estas características e a maioria dessas florestas tropicais úmidas não têm limites claros, mas podem se misturar com adjacente manguezal florestal, floresta úmida, e florestas montanhosas.
Embora cubram menos de 2 por cento da superfície da Terra, estima-se que eles cobrem 50 por cento de toda a vida no planeta. O imenso número de criaturas que habitam as florestas úmidas tropicais são tão grandes um número estimado 5-50 milhões de espécies que são quase incompreensíveis. O vasto leque de números por si só sugere a extensão limitada do nosso conhecimento dessas florestas. Por exemplo, as florestas temperadas são freqüentemente dominadas por uma meia dúzia de espécies arbóreas ou menos que compõem 90 por cento das árvores da floresta, uma floresta tropical pode ter mais de 480 espécies de árvores em um único hectare (2,5 hectares). Um único arbusto na Amazônia pode ter mais espécies de formigas do que toda a Ilha Britânica. Esta diversidade das florestas tropicais aleatória não é um evento, mas é o resultado de uma série de circunstâncias únicas.O clima quente e úmido desempenha um papel importante na variedade da selva. Como regra geral, diversidade e ecossistemas e produtividade aumentam com a quantidade de energia solar disponível para o sistema. Luz solar é capturada nas folhas de plantas dossel via fotossíntese, convertido em açúcares simples, e transferidos à toda o sistema energético da floresta como as folhas e frutos são consumidos ou decompostos por diversos organismos. A principal medida do ecossistema líquido de produção primária é a fixação de carbono pelas plantas. Florestas tropicais têm a maior média líquida de produção primária de qualquer ecossistema terrestre, o que significa um acre de floresta tropical aloja mais carbono do que um acre de qualquer outro tipo de vegetação. O clima úmido acrescenta outro ingrediente essencial para a rica diversidade: água.
...