A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FOMENTO PARA A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE
Ensaios: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FOMENTO PARA A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MonicaMoreno • 28/11/2013 • 3.203 Palavras (13 Páginas) • 430 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FOMENTO PARA A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE
Aluno(s):
Alex Scotini Fiebig RA 1139335
Mônica Pereira Moreno RA 1126335
Vitor Antonio de Carvalho RA 1105142
POLO
TRÊS PONTAS – MG
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 01
1 CONCEITOS LIGADOS AO TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ........................ 02
1.2 Educação Ambiental ........................................................................................ 02
1.3 Educação Ambiental e o Desenvolvimento Social .......................................... 02
2 UM IDEAL DE SOCIEDADE .............................................................................. 04
2.1 A Sociedade Ambientalmente Desenvolvida ................................................... 04
2.2 Formas de inclusão da Educação Ambiental nos primeiros níveis escolares . 05
CONCLUSÃO ........................................................................................................ 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................... 10
INTRODUÇÃO
A educação ambiental para a sustentabilidade deve permitir que a educação converta-se em uma experiência vital, alegre, lúdica, atrativa, criadora de sentidos e significados, que estimule a criatividade e permita redirecionar a energia e a rebeldia da juventude para execução de projetos de atividades com a construção de uma sociedade mais justa, mais tolerante, mais equitativa, mais solidária democrática e mais participativa e na qual seja possível a vida com qualidade e dignidade. Neste sentido, os professores são a peça fundamental no processo de conscientização da sociedade acerca dos problemas ambientais, tendo em vista que buscarão desenvolver em seus alunos hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país (Munhoz, 2013).
Com base nas afirmativas acima, o objetivo da pesquisa é apresentar as formas como a inclusão da Educação Ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro. O método utilizado é o da revisão bibliográfica. O resultado indica que através de atividades como leitura, trabalhos escolares, pesquisas e debates, os alunos poderão entender os problemas que afetam a comunidade onde vivem; instados a refletir e criticar as ações de desrespeito à ecologia.
Estas e outras atividades serão apresentadas no decorrer do trabalho, de maneira a estimular novas pesquisas e debates que culminem em práticas de sala-de-aula, capazes de promover a preservação do meio-ambiente para as novas gerações. Afinal, parte-se do entendimento que qualquer ação de proteção ambiental passa, necessariamente, pela educação.
1 CONCEITOS LIGADOS AO TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1.1 Educação Ambiental
A educação ambiental tenta despertar a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente através da superação da visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante. Trata-se de processo pedagógico participativo permanente para incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, estendendo à sociedade a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
É, ainda, a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas (Sato, 2000). Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação. Divide-se em “formal” e “informal”. A formal é um processo aplicado nas instituições de ensino seguindo uma estrutura pedagógica. A informal é aquela realizada e absorvida fora das unidades escolares e acadêmicas, cuja mensagem e público-alvo pode ser de intensidade e concentração, respectivamente, variável.
1.2 Educação Ambiental e o Desenvolvimento Social
Para vivenciar o desafio de construir uma sociedade sustentável, orientada por novos valores e saberes e quebra de paradigmas, estruturada em bases ecológicas e por formas efetivas de organização democrática, é necessária a formação de cidadãos baseada em valores ecológicos que permitam uma inserção mais consciente no meio ambiente o que só se consegue através da criação de novas competências e de estratégias inovadoras relacionadas à educação, política, legislação, processos e normas sobre meio ambiente (Andrade, 2000).
A educação ambiental, a responsabilidade social e a gestão ambiental abordam de forma interdisciplinar temas da ciência ambiental envolvendo o manejo de ecossistemas naturais, urbanos, rurais e industriais, e o profissional com esta
...