TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXIGÊNCIA DO MERCADO E O CRESCIMENTO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA

Trabalho Universitário: A EXIGÊNCIA DO MERCADO E O CRESCIMENTO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  3.100 Palavras (13 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A EXIGÊNCIA DO MERCADO E O CRESCIMENTO DA

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Trabalho Interdisciplinar Dirigido – IV apresentado ao curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Una sobre o tema A Exigência do Mercado e o Crescimento da Governança Corporativa. Orientador: Prof. Alexandre Oliveira Chagas.

BELO HORIZONTE

2010

RESUMO

Os estudos mostraram que as práticas de governança criam valores para as empresas e que os princípios e indicadores de governança podem ser utilizados por qualquer tipo de organização, desde que adaptados ao modelo de gestão. Portanto observa-se que a governança corporativa representa uma abordagem nova de gestão que viabiliza a maximização do valor do negócio e da riqueza do acionista/cotista, contribui para o cumprimento do papel social das organizações e que, para o seu efetivo exercício, a empresa necessita de informações de qualidade que irão gerar mais transparência sobre a gestão, auferindo à organização uma postura ética e promovendo uma maior confiabilidade por parte dos vários interessados.

Palavras- chave- Governança Corporativa, exigência, crescimento, responsabilidade corporativa, transparência.

ABSTRACT

Studies have shown that the governance practices create value for companies and that the principles and governance indicators can be used by any organization, since they are adapted to the management model. Therefore it is observed that corporate governance represents a new management approach that enables the maximization of business value and shareholder wealth / unit holder, help fulfill the social role of the organizations and to their effective exercise, the company need for quality information that will generate more transparency on the management, earning an ethical organization and improve the reliability by the various stakeholders

1. INTRODUÇÃO

Com o crescimento da concorrência cada vez mais acirrada, que teve como início no processo da globalização, as empresas passaram a ter a necessidade de tomar decisões mais rapidamente com coerência e consciência. Essas decisões devem ser tomadas sem conflitos de interesse e com clareza e objetividade.

Neste novo ambiente, onde as organizações se interagem com muito mais freqüência, elas procuram negociar e expandir seus empreendimentos com uma margem mínima de confiança.

Para haver uma expansão nos negócios, tanto nos mercados desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento, é notado uma necessidade pelos investidores e empresas, de sentirem confiança e transparência nas transações a serem realizadas. Com o mercado cada vez mais exigente, empresas que não acompanham as evoluções e não se adaptam as novas exigências são esmagadas pela concorrência.

Uma das cobranças imposta pelo ambiente externo as empresas é a prática da governança corporativa. O crescimento de sua importância deu-se depois de diversas fraudes em grandes empresas, tais como a ENRON. Onde uma fraude contábil, mascarou um esquema que estava por trás de uma das maiores empresas dos Estados Unidos.

A governança corporativa envolve as práticas da administração, contabilidade, economia, finanças e direito. Tem ganhado destaque no âmbito empresarial, sendo considerada como o mais novo pilar da economia mundial. A empresa que opta pelas boas práticas de governança corporativa adota como linhas mestras a transparência, accountability (prestação de contas), a eqüidade e a responsabilidade corporativa.

1.2 JUSTIFICATIVA

O trabalho realizado visa avaliar as exigências que o mercado faz pelas práticas de governança corporativa nas empresas, independentemente de sua natureza jurídica, analisando o seu reflexo na sociedade, economia e organizações.

Em um mundo globalizado, as mudanças são intensas e exige das empresas em geral uma abertura para adaptações a novas práticas e métodos.

Empresas que visam o lucro sem se esquecer da ética profissional e da sua responsabilidade com a sociedade adotam princípios que preservam e aperfeiçoam o valor da organização; que contribuem para o crescimento, desenvolvimento e longevidade da empresa; sem afetar sua credibilidade perante os investidores em geral, sócios e empregados. Princípios que serão vistos quando aplicados a governança corporativa e estudado neste trabalho.

1.3 PROBLEMATIZAÇÃO

Diante de tantas fraudes e corrupções as relações empresariais passaram a ser tratadas com mais cuidado, investidores passaram a procurar organizações que prestam contas e fornecem informações com mais transparência e veracidade.

Diante deste cenário as empresas não querendo perder seus investidores procuraram meios no qual conseguissem continuar a expandir seus negócios, sem atrapalhar nos lucros, mas com responsabilidade corporativa. Assim as entidades se abriram para as novas exigências que mercado impôs tendo como solução imediata adotar as práticas da governança corporativa.

Diante do exposto questiona-se:

Quais são as exigências que o mercado faz pelas práticas da Governança Corporativa e quais fatores impulsionam o seu crescimento?

2. OBJETIVO

Esse trabalho tem como objetivo compreender o tema governança corporativa mostrando as relações das empresas inseridas no processo da exigência do mercado e o crescimento da governança corporativa, bem como analisar o seu impacto positivamente nas organizações e em toda sociedade.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

I. Discorrer sobre os princípios que regem a governança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com