A Evolução Dos Pensamentos Economicos
Monografias: A Evolução Dos Pensamentos Economicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: artur94martins • 21/11/2014 • 806 Palavras (4 Páginas) • 265 Visualizações
A evolução do pensamento econômico
- Introdução:
• O que é a Economia?
O termo economia vem do grego οικονομία (de οἶκος, translit. oikos, 'casa' + νόμος , translit. nomos, 'costume ou lei', ou também 'gerir, administrar': daí "regras da casa" ou "administração doméstica". É uma ciência social que como o indivíduo e a sociedade, dividem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços de modo a distribuídos entre várias pessoas e grupos de sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
• A evolução do pensamento econômico:
A evolução do pensamento econômico passou por diversas mudanças através dos tempos, sendo modificada a cada nova teoria e contestação de alguns estudiosos, como os filósofos gregos e romanos. Passou por ideias liberais e de individualismo e outras que queriam uma economia ligada à constituição de um Estado forte. É desnecessário dizer da importância da história econômica da humanidade, tanto pré-clássica quanto a mais atual, para os economistas. Entretanto, é somente entendendo a dinâmica da história econômica das civilizações que você poderá compreender toda a complexidade que domina a ciência econômica.
Entre a Antiguidade Clássica e o renascimento, os renascentistas diziam que em sua época não houve evolução e que foi um período sem ideias novas. Mesmo as atividades econômicas tiveram nessa época pouca força, voltando a se fortalecer no século XI, quando houve um crescimento demográfico que aumentou a oferta de mão de obra, trazendo um aumento de produção e o desenvolvimento como consequência desses fatores. Surge o sistema bancário e fortalece-se o pensamento econômico da igreja.
Pode-se dizer que, o pensamento econômico passou por diversas fases, que se diferenciam, com muitas oposições. A evolução deste pensamento pode ser dividida em dois grandes períodos: Fase pré-científica e Fase Científica Econômica
- Fase pré-científica:
É subdividida em três períodos. A Antiguidade Grega, cuja característica principal foi o desenvolvimento nos estudos políticos e filosóficos. A Idade Média ou Pensamento Escolástico, com doutrinas teológicas e filosóficas. E, o Mercantilismo, quando houve uma expansão dos mercados consumidores e, consequentemente do comércio.
- Fase Científica Econômica:
Esta pode ser dividida em Fisiocracia, Escola Clássica e Pensamento Marxista. A primeira pregava a existência de uma "ordem natural", onde o Estado não deveria intervir nas relações econômicas. Os doutrinadores clássicos acreditavam que o Estado deveria intervir para equilibrar o mercado, através do ajuste de preços. Já o marxismo criticava a "ordem natural" e a "harmonia de interesses", afirmando que tanto um como outro resultava a concentração de renda e na exploração do trabalho.
-
...