A Ferramenta Missão, Visão E Valores Ajuda A Definir Cada Um Dos Pontos E é Indicada A Organizações De Todos Os Portes.
Casos: A Ferramenta Missão, Visão E Valores Ajuda A Definir Cada Um Dos Pontos E é Indicada A Organizações De Todos Os Portes.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliajm • 4/11/2013 • 1.257 Palavras (6 Páginas) • 595 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O presente manual tem por finalidade estabelecer normas e procedimentos para acadêmicos e docentes para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Este se caracteriza como atividade curricular obrigatória, a ser cumprido nos dois últimos períodos do Curso de Administração e será orientado e supervisionado pelos professores da Instituição, objetivando a integração teórico-prática dos conhecimentos da administração aplicados à realidade.
Nas disciplinas de Estágio V e VI (7º e 8º períodos, respectivamente) serão desenvolvidas as etapas do TCC que resultará, como produto final, na elaboração de um Diagnóstico Organizacional de uma empresa real devendo, ao final do 8º período, ser apresentado a uma Banca Avaliadora. Esse trabalho buscará a aplicação do conhecimento obtido durante o curso, das pesquisas bibliográficas, integrando a teoria com a prática, possibilitando ao acadêmico a elaboração de propostas de melhoria nas práticas de gestão da organização escolhida.
2. DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
É um conjunto de fatores externos, organizacionais e individuais que precisam ser investigados para que se conheça a real situação de uma empresa. Assim, tem por objetivo avaliar esse conjunto de fatores para, em seguida, identificar a distância entre o ponto de partida e o ponto aonde se quer atingir. Trata-se de uma radiografia pontual registrando pontos fortes e fracos a serem melhorados.
O Diagnóstico Organizacional propõe-se a levantar e definir problemas, a explorar o ambiente, reportando-se a uma situação, em um momento definido. A rigor, qualquer mudança organizacional deveria ser precedida de uma fase de diagnóstico, como:
a) Sistemas de informação, introdução de programas de qualidade e produtividade;
b) Para a introdução de um novo sistema para remuneração de cargos operativos;
c) Para analisar a viabilidade econômico-financeira de uma empresa;
d) Para efetuar levantamento de necessidades de treinamento; e,
e) Para outros projetos como pesquisa de mercado, análise competitiva.
O Diagnóstico Organizacional constitui-se num método de levantamento e análise das causas da baixa produtividade, do desempenho da administração e da potencialidade da empresa, identificando as deficiências e os desequilíbrios com vistas à elaboração de um programa de reorganização e para facilitar a tomada de decisões.
Para isso, exige experiência, conhecimento empírico e teórico; depende da habilidade, capacidade e do senso de responsabilidade do administrador.
Os principais objetivos de um Diagnóstico Organizacional são:
a) Tomar medidas corretivas se a empresa estiver numa situação crítica
Quando a empresa encontra-se em uma situação crítica (alto custo de produção, má qualidade do produto, insatisfação do pessoal, posição financeira inadequada), antes de se tomarem medidas para resolvê-la cabe analisar com profundidade as causas reais de tais problemas visando preparar-se para uma reformulação;
b) Facilitar o crescimento da empresa se ela está em expansão
Quando uma empresa está em fase de expansão deve-se verificar se está sendo feita desordenadamente, se há falta de controle, se as previsões são reais, se o planejamento é adequado. Um crescimento desordenado causa problemas graves que uma análise preventiva pode eliminar;
c) Controlar periodicamente o funcionamento da empresa
O diagnóstico pode ser utilizado como um instrumento de controle das atividades da empresa, afastando os problemas antes que se agravem;
d) Verificar os fatores que limitam o desenvolvimento da empresa
A determinação dos fatores que limitam o desenvolvimento é um passo importante na reorganização interna;
e) Tornar clara a situação da empresa para todos os seus responsáveis
O diagnóstico possibilita a cada dirigente conhecer melhor a sua área, como também as demais áreas, proporcionando um conhecimento originado da situação geral da empresa, facilitando o trabalho em equipe;
f) Comparar a empresa com empresas similares
Comparando-se o desempenho da empresa (financeiro, comercial, administrativo, produção) com as concorrentes, permitirá a tomada de decisões que incrementam a sua agressividade no mercado.
3. CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
O Trabalho de Conclusão de Curso de Administração – TCC da UniExp consiste em um Diagnóstico Organizacional a ser desenvolvido por uma equipe de alunos de Administração de Empresas, sob orientação de professores da Unidade de Ensino Superior Expoente – UniExp.
Este diagnóstico deverá contemplar a avaliação de uma área de estudo da administração, a saber:
- Administração Mercadológica;
- Administração de Recursos Humanos;
- Administração Contábil, Financeira e Orçamentária;
- Administração de Materiais, Patrimoniais e Logística;
- Administração da Produção;
- Organização, Sistemas e Métodos;
- Administração de Sistemas de Informação; e,
- outras.
3.1 ENVOLVIDOS NA ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
No transcorrer das atividades de elaboração do Diagnóstico Organizacional estarão envolvidos os seguintes participantes:
- Coordenador de Curso: responsável
...