A GLOBALIZAÇÃO DA INTERNET E OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Por: Marina M. Oliveira • 16/9/2016 • Projeto de pesquisa • 981 Palavras (4 Páginas) • 635 Visualizações
[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO IESB -
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
CAMPOS OESTE
CURSO DE PSICOLOGIA
A GLOBALIZAÇÃO DA INTERNET
E OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
MARIA NEUMA PEREIRA DOS SANTOS MARTINS
MARINA MARTINS DE OLIVEIRA
MEIRE MONICA FERREIRA DA SILVA
RENATA APARECIDA RODRIGUES LOPES PEREIRA
VÂNIA FERREIRA DE MELO MORAIS
Brasília/DF
2016
INTRODUÇÃO
Segundo Teixeira e Schiel (1997) a internet se popularizou no final da década de 90, tornando se cada vez mais de uso individual das pessoas. Essa globalização da rede mundial de computadores, teve grande impacto no comportamento dos jovens em especial das crianças e adolescentes. O mundo digital vem tomando cada vez mais espaço no cotidiano infantojuvenil, não existindo mais limites entre o mundo real e mundo virtual (Passarelli, Junqueira & Angeluci, 2014). De acordo com Silveira (2004) muitas são as possibilidades oferecidas pela internet, como conhecer o mundo sem sair de casa, fazer novas amizades, flexibilidade de acesso à informação.
Para Moura, Silva e Noto (2009) as redes sociais ao mesmo tempo que conectam o jovem, o afasta do mundo real, prejudicando a comunicação com a família, onde todos se perdem e não sabem como agir. As novas tecnologias da informação parecem simples, no entanto surgem novos comportamentos nas crianças e adolescentes, que registram tudo nos seus modernos smartphones. São ativos, práticos, acelerados e dominam como ninguém as novas tecnologias, para eles o futuro é agora. Os brinquedos e as brincadeiras vão sendo gradativamente substituídos, é cada vez mais comum encontrar crianças de 3 anos jogando em tablets e celulares.
Para Spizzirri, Wagner, Mosmann e Armani (2012) no Brasil a tecnologia tem se intensificado muito, a ponto de se tornar o primeiro no ranking mundial de utilização domiciliar em questão de horas de acesso, alcançando a marca de 23 a 28 horas, enquanto que em outros países como Estados Unidos e Austrália ficam numa média de 18 horas.
Devido ao aumento da popularidade da internet, vieram também algumas questões conflitantes como dependência da realidade virtual e de jogos eletrônicos, que deixaram de ser brincadeiras e se tornaram um problema de saúde, alcançando a todos da sociedade. (Abreu, Karam, Góes & Spritzer, 2008; Lemos & Santana, 2011).
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Com as novas tecnologias da informação, e a facilidade ao acesso à internet, será que os comportamentos das crianças e adolescentes vem sofrendo mudanças significativas? De uma forma geral, será que os nativos digitais aprendem de forma diferente?
Até que ponto a flexibilidade do acesso à informação pode ser prejudicial ao desenvolvimento e a saúde das crianças e adolescentes?
HIPÓTESES
De acordo com Santos, Scarabotto e Mattos (2011) os estudantes de hoje possuem muitos recursos tecnológicos, o que facilita o acesso a informação, influenciando seu modo de estudar, aprender, bem como a sua forma de perceber o mundo. Segundo Silva (2002) as habilidades sociais fazem parte deste ser em desenvolvimento, e o uso dessas tecnologias sem o devido controle podem comprometer essas capacidades importantes para as interações pessoais e interpessoais na fase adulta. A mídia social influencia os estereótipos dos comportamentos relacionados as questões que envolvem a saúde das crianças e adolescentes, tais como: hiperatividade, depressão, obesidade, transtorno de sono e alimentar, que estão relacionadas ao tempo de uso e a influência da mídia social (Eisenstein, 2013). Pesquisas nesta área ainda são recentes, mas devido a grande preocupação em relação a esse fenômeno, toda pesquisa nesta área tem sido bem-vinda, pois diz respeito a uma necessidade de segurança que envolve questões de relações virtuais.
JUSTIFICATIVA
Situar os pais, profissionais da área da saúde e educação, sobre os riscos do mau uso da internet por crianças e adolescentes, bem como sua prevenção e intervenção acerca da nova realidade virtual, com intuito de desenvolver instrumentos de educação e comunicação conscientizando a população para o uso correto da internet e os perigos da violência sexual, pedofilia, cyberbullying, sexting, Grooming, redes sociais e pornografia.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Analisar os impactos do uso excessivo da internet, bem como as tecnologias da informação no desenvolvimento das crianças e adolescentes.
...