A GLOBALIZAÇÃO E TECNOLOGIA
Por: Renan Silva • 13/9/2018 • Trabalho acadêmico • 3.904 Palavras (16 Páginas) • 366 Visualizações
FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO-FSDB[pic 1]
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
[pic 2]
GLOBALIZAÇÃO E TECNOLOGIA
MANAUS/AM
2017
CELESTE QUEIROZ MOUSINHO
IDERLANE SILVA LIMA
ILONA PSZCZOLKOWSKA
JEAN MARCELO ARAUJO
MARIA ENEIDA ROSAS BARRETO
NATHIELY DA COSTA BELFORT
GLOBALIZAÇÃO E TECNOLOGIA
[pic 3]
MANAUS/AM
2017
SUMÁRIO
Introdução
- Globalização
- Comunicação
- Tecnologia - qualidade de vida
- Trabalho - um mundo capitalista
- Ética na globalização e os desafios
- A ética de responsabilidade na sociedade tecnológica
- A lei na era digital no Brasil
Conclusão
Referências
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho vamos abordar sobre a globalização com relação à tecnologia. A globalização é um processo de relações culturais que se expande cada vez mais pelo mundo através dos avanços da tecnologia e das transações comerciais. Há uma relação intrínseca e dependente com a tecnologia, sendo a única forma de conectar-se mesmo em distâncias longas. Seus avanços são cada vez mais importantes, pois é um setor que torna as relações sociais, a convivência e a comercialização mais prática e segura. Contudo tomou forma distinta com a transformação da tecnologia, permitindo que cada vez mais se tornasse possível um maior contato com a qualidade agregada em diversas áreas do mundo. A tecnologia apareceu principalmente na era industrial, com novos meios de produção e possibilitando que se tornasse em grande escala, em menor espaço de tempo, no intuito de adquirir lucro e diminuir custos. Tornando assim, pontos positivos na evolução na forma de produzir e agregar qualidade no produto final, principalmente na produção em massa e intermitente. Já os pontos negativos se dão através da economia, pois as indústrias preferem investir muito mais em tecnologia do que em mão de obra qualificada, causando um alto índice de desemprego.
O objetivo desse trabalho é analisar o fenômeno da globalização, levantando as vantagens e desvantagens desse processo, bem como abordar a relação entre ela e a tecnologia. Pois é uma abordagem cientifica sobre os instrumentos que ser humano utilizar para transformar a natureza, é fruto de opções histórico – politico que o homem faz, visando a manutenção de seu espaço de poder .
- A globalização
A globalização é um dos processos da integração social, econômica, política e cultural. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum e, que consequentemente, tornou o mundo interligado. O nosso planeta transformou-se em uma Aldeia Global, onde o avanço tecnológico e a telecomunicação, permitindo um intercâmbio global mais rápido, aproximam as pessoas e as nações uma das outras. O termo aldeia faz referência a algo familiar, onde todas as coisas estão próximas umas das outras, o que remete a ideia de que a integração mundial no meio técnico- informacional tornou o planeta metaforicamente menor. E por isso, o futuro da humanidade é visto justamente nessa relação sem fronteiras com acesso livre aos bens para todos. Na prática, a globalização é considerada como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte. Podemos dizer que a globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações sócio espaciais em escala mundial.
A globalização tem longa história, escrita por várias fases. Nos séculos XV – XVI, o capitalismo expandiu-se por todo o mundo, integrando o sistema único de produção e consumo de mercadorias. No século XVIII, através da Revolução Industrial, que permitiu maior produção de mercadorias sem necessidade de grande numero de trabalhadores, o capitalismo entrou em nova fase de desenvolvimento da tecnologia. Nos tempos atuais, o capitalismo revela-se no domínio completo das economias multinacionais e transnacionais. Essa internacionalização da economia mundial influencia o estilo de vida, gerando novos desafios e desigualdades sócias.
A globalização está presente em todos os setores da sociedade, principalmente na comunicação, na tecnologia, no comércio internacional, no mercado de trabalho e na liberdade de movimentação, com diferente intensidade, dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações no mundo. O avanço realizado nos sistemas de comunicação e transporte, responsável pelo desenvolvimento e consolidação da globalização atual, propiciou uma integração entre as nações. Podemos dizer, então, que o mundo encontra-se cada dia mais globalizado. Devido isso, a principal característica da globalização é o fato de ela estar em constante evolução e transformação de modo que a integração mundial por ela gerada é cada vez maior ao longo do tempo.
- Comunicação
A comunicação é o marco principal da globalização. O acesso livre a informações, que torna o mundo “pequeno”, é significante na criação das relações internacionais sem saindo de casa. A globalização das comunicações aumenta a universalização do acesso os meios de comunicação. Graças ao barateamento dos aparelhos, principalmente celulares e a criação os programas de transmissão de imagem direta no espaço virtual as pessoas podem se comunicar sem atravessar as fronteiras físicas dos países. Também a inovação tecnológica, com aumento da qualidade cada vez mais avançada, favorece essa comunicação. Os meios de comunicação em massa, como televisão, radio e internet, tornaram-se grandes fontes de informação. Neste sentido, junto com a cultura de massa, veio uma democratização das informações na sociedade capitalista. O desenvolvimento no acesso à comunicação em massa, acionado pela globalização, colabora com a participação ativa de todos nas mudanças ocorridas em vários lugares do planeta.
...