A HISTÓRIA DE DAVI
Por: Gabson Assis • 15/12/2020 • Abstract • 609 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
A HISTÓRIA DE DAVI
Referência do texto – 1º Samuel 16;13 (Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e desde aquele dia o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.)
1º Samuel 8.1 O povo pede um rei. Devido o envelhecimento do profeta Samuel e os seus filhos, sucessores em seu juízo sobre Israel, serem inclinados a avareza e a perversão, os anciões pedem ao profeta Samuel que constitua um rei sobre Israel, como se tem em outras nações.
- Adolescentes remidos por Deus tem identidade ministerial própria e correta perante o Senhor.
Samuel ora a Deus para saber a vontade d’Ele e o Senhor afirma ao profeta que faça conforme o povo havia solicitado. (Deus é rejeitado pelo povo de Israel).
Considerando todo o cuidado que Deus tem com o povo de Israel, o povo do Senhor retira os olhos do Senhor.
- A vontade permissiva de Deus
A escolha do primeiro rei ocorre em 1º Samuel 10.1
Saul, filho da tribo de Benjamin, homem belo, sem que houvesse em Israel outro de tal aparência, e tal estatura é escolhido pelo Senhor para reger o povo. (De aparência agradável ao profeta).
No segundo ano do seu reinado, Deus rejeita a Saul como rei por realizar sacrifícios sem que essa atribuição lhe fosse dada. Saul já respondia por rei e juiz de Israel, mais não competia a ele fazer sacrifícios ao Senhor, função esta de Samuel. (Sacrifício oferecido sem oração 1º Samuel 13.12). É necessário que para que o sacrifício seja realmente aceito pelo Senhor, o mesmo seja feito da maneira correta. 1º Samuel 15.22 – Obedecer é melhor que sacrificar.
- Davi ungido como rei de Israel
Deus agora ordena que Samuel vá a casa de Jessé pois ele havia provido* de um rei nesta casa. (*Que possui abundantemente o necessário).
Encha o teu vaso de azeite e vem – Lembrar a necessidade de estarmos cheios, para assim sermos enviados pelo Senhor.
Passam-se todos os filhos de Jessé e Deus os rejeita – A escolha de Deus agora não traz notoriedade a aparência do rei. Samuel aos seus olhos vê o rei na pessoa dos mais robustos e guerreiros, porém Deus faz uma análise mais profunda do futuro rei. Deus olha o coração, DE ONDE PROCEDEM AS SAÍDAS DA VIDA. PROVÉRBIOS 4.23 (SENTIMENTOS).
Davi está no campo cuidando das ovelhas sendo ensinado por Deus a liderar, proteger, enfrentar os desafios permissivos de Deus. O seu trabalho no reino de Deus é essencial para seu crescimento e desenvolvimento espiritual.
Samuel unge a Davi e o espirito do Senhor se apodera de Davi (Óleo sobre a cabeça é um precedente do Espirito Santo).
Saul agora ainda como rei de Israel tem um espirito mal que o atormenta. E Deus começa a constituir Davi no reinado de Saul.
Davi indicado para tocar e Deus libertar Saul do espirito mal. (Utilização dos dons para libertar vidas).
Logo em seguida, Saul constitui Davi seu pajem de armas, seu escudeiro. O propósito aqui é que Davi conheça todo as atribuições que breve estaria assumindo, Deus mais uma vez criando situações a favor de um servo segundo o seu coração.
...