A HISTÓRIA DO JEANS
Por: denysck • 7/9/2015 • Dissertação • 1.547 Palavras (7 Páginas) • 155 Visualizações
HISTORIA DO JEANS
[pic 1]
Por volta de 1850 Levis Strauss descobriu o Jeans percebendo que os mineiros estragavam muitas roupas devido o trabalho bruto nas minas.Foi ai que Strauss teve a idéia de utilizar as lonas q eram de um tecido muito resistente e que não estava dando vendas.
Com seus primeiros experimentos Levis viu que sua invenção deu certo, pois as roupas feitas com a lona tinham grande resistência assim não estragando com facilidade.
Assim surgiu o jeans wear conhecido como roupa de trabalho.
As primeiras peças de jeans eram de cor marrom, a cor da lona, mas não parando por ai Strauss teve a incrível idéia de utilizar o corante azul, chamado índigo que significa ``substância da Índia``,derivado de plantas no qual se extrai o pigmento azul, uma delas é a indigofera.
A Origem da palavra jeans
A raiz da palavra jeans foi notada pela primeira vez em 1567 como Genoese ou Genes, um termo usado na descrição das calças dos marinheiros da cidade de Gênova/Itália. Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob Davis. Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocados neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis.
A partir do século XX é que o jeans começou a ser usado não só para trabalho.
Com o surgimento no cinema, encabeçado por James Dean e Marlon Brando o publico jovem rebelde adaptou ao seu vestir.
Cawboys do asfalto com suas Harley-Davidsons aterrorizavam a Califórnia. Elvis Presley em 1957 já usava seu jeans, e desde então rock e jeans são inseparáveis.
Modelos como Marilyn Monroe e Jayne Mansfield usavam jeans apertado para mostrar como uma trabalhadora tradicional poderia ser sexy.
Com o aparecimento dos hippies com sua cultura adoraram o jeans pois era um produto barato e funcional, jaquetas e calças jeans viraram febre para essa juventude independente que celebravam seu estilo de vida em festivais de rock como Woodstock e Monterey.
O jeans só conquistou o restante da população após a socialização do seu conceito de roupa cotidiana e despojada sem perder o charme e a elegância. Consagravam-se os gigantes do Jeans, como Levi's, Lee e Mustang.
Calvin Clain foi o primeiro estilista a por o jeans nas passarelas nos anos 70. sendo seguido pelos demais estilistas da época conquistando assim o espaço do jeans na sociedade e no mundo da moda..
Mas o jeans só se fixou no mercado pela sua praticidade conforto e durabilidade aliado ao cotidiano corrido de hoje em dia. O jeans agora e básico, sendo ate usado em ambientes formais como em escritórios, grandes empresas e instituições financeiras, principalmente após a instituição da sexta-feira como o "Casual Day" e muitas vezes a abolição total da obrigatoriedade do uso de terno e gravata.
MODELAGENS DO JEANS
Tradicional
Cintura no lugar e pernas de corte afunilado. Já foi chamada de five pochets (cinco bolsos), três na frente e dois atrás, uma referência à pioneira 501 americana da Levi's. Por seu corte acompanhar as linhas do corpo, costuma vestir bem a maioria das pessoas.
Antifit
Modelagem da 501, o primeiro modelo da Levi's.Tem botões ou zíper, adaptada a silhueta do consumidor brasileiro, com cintura baixa, quadril desestruturado e corte reto nas pernas. Como o nome diz, não é um jeans de caimento perfeito; fica com pequenas sobras no quadril e cavalo.Tem pontos a favor: o conforto e o estilo.
Cut Boot (Corte para botas)
Uma variação do antifit, tem a perna um pouco mais larga do joelho para baixo, para facilitar o uso de botas para dentro da calça.
Semibaggy
Por ter cintura no lugar, quadril largo e corte da perna ligeiramente afunilado, é o modelo mais adequado ao tipo físico da brasileira, de cintura fina e quadril largo.
Tigh Fit ou Slim Fit (caimento justo, apertado)
Com cintura baixa, tipo Saint-Tropez, marca bem os quadris e tem as pernas justas, com corte afunilado ou reto.
Cigarrete
Modelagem ajustada ao contorno do corpo, pernas justas e cintura baixa.Algumas versões usam a mistura de jeans com lycra. O resultado é uma calça ainda mais agarrada.
Oversized (tamanho exagerado)
É o jeans bem folgado.Suas formas amplas não favorecem as mais baixas (achatam a silhueta) nem as gordinhas (parecem ainda mais gordas). Base extra dimensionada de cintura larga, quadril desestruturado e pernas amplas.
Qualquer que seja o modelo, o jeans é associado a trajes informais e é a vestimenta com poder de unificação social, pois independente da raça ou classe social, todos usam jeans.
PROCESSOS DE LAVAGENS DO JEANS
[pic 2]
Até os anos 80, o jeans ia para as lojas e chegava ao consumidor final sem lavagem nenhuma, extremamente bruto. Enrijecido pela goma, era desconfortável e ele só se tornava mais maleável depois de algumas lavagens domésticas. Foi aí que surgiram as lavanderias industriais, que revolucionaram de vez a indústria do jeans. Além de amaciar as peças, as lavagens passaram a permitir uma gama infindável de efeitos, que agregam valor e transformam o jeans em um artigo de moda e de desejo.
Stone wash
Foi o primeiro processo de lavagem, que tem esse nome porque utiliza pedras durante a lavagem, dando ao jeans um aspecto envelhecido, com diferentes tons de azul. A parti dessa técnica, a lavanderia industrial não parou de evoluir e surgiram novos processos, cada vez mais tecnológicos.
Acid Wash
Também conhecida como moon, marble, fog, ice ou frosted, o acid wash começou a ser comercializada pela empresa italiana Rifle, em 1986, patenteado posteriormente pela também italiana Candida Laundry. Essa lavagem utiliza pedra pomes e cloro, para alvejar o jeans com contrastes nítidos.
...