A Hierarquia e Disciplina na Administração Pública Civil e Militar
Por: arimateiajasbj • 26/11/2019 • Artigo • 871 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
- Segundo o autor “Por força de uma propaganda ideológica, que vem ganhando força nos dias atuais, os setores militares têm recebido críticas desprovidas de fundamento fático e jurídico, que buscam na realidade apenas e tão somente desestabilizar o Estado democrático de Direito [...]”. - O que o autor quis dizer com isso?
Ao analisar o artigo “Hierarquia e Disciplina na Administração Pública Civil e Militar” do Juiz de Direito Paulo Tadeu Rodrigues Rosa. Pude perceber que o autor ao citar a influência da propaganda ideológica que critica, sem fundamento fático ou jurídicos, os setores militares com o intuito de desestabilizar o Estado democrático de Direito, pois esse tipo de propaganda visa acabar como os instrumentos (Instituições Militares) que possa permitir o restabelecimento da ordem.
– O texto apresentado é do ano de 2007. Apesar disso, você acredita que ele pode ser considerado, em seu contexto, atual? Por quê?
Além disso, considero o contexto do artigo atual, mesmo sendo produzido no ano de 2007, pois essa influência da propaganda ideológica tendenciosa passaram a se intensificar nos meios de comunicações atuais, principalmente, nas redes sociais com o surgimento das “fake news”(notícias falsas), que fazem críticas como se as instituições militares fossem as responsável pelas dificuldades que a sociedade tem enfrentado, causando a falta de cofiabilidade dessas instituição perante a sociedade, contribuindo assim, com a desestabilização do Estado.
crise moral que também é uma realidade.
- De acordo com o autor “A democracia não se confunde com a ausência de autoridade”. - O que o autor quis dizer com isso? - Você concorda com essa afirmação? Por quê?
Concordo plenamente com o autor quando ele menciona que “A democracia não se confunde com a ausência de autoridade”, pois Nenhuma instituição, civil ou militar, poderá sobreviver ou mesmo existir sem a observância dos princípios da hierarquia e da disciplina, sendo que esses princípios não podem ser confundidos com autoritarismo e sim como princípios organizacionais eficientes. Pois para que haja a democracia é necessário que o Estado tenha ao seu alcance os instrumentos que possa permitir o restabelecimento da ordem pública.
- O autor cita uma famosa frase de John F. Kennedy: “Não pergunte o que a Pátria pode fazer por você, mas sim o que você pode fazer pela Pátria”. – O que você, como militar, pode fazer para ajudar no crescimento do país.
Assim como o militar deve observar os princípios de hierarquia e disciplina, a sociedade civil também deve respeitar o militar e reconhecer a qualidade de seu trabalho
- Qual sua conclusão sobre o artigo apresentado?
Por fim, Como militar e cidadão brasileiro posso ajudar a desconstruir essa imagem formada por essa influência da propaganda ideológica, que busca desestabilizar o Estado instalando uma crise moral identificada atualmente, seguindo à lei, em especial a Constituição Federal e os princípios da hierarquia e disciplina para que a sociedade civil respeite a nossa profissão e reconheça a qualidade de nosso trabalho.
não se pode esquecer ainda que o Estado democrático de Direito significa. Assim como o militar deve observar os princípios de hierarquia e disciplina, a sociedade civil também deve respeitar o militar e reconhecer a qualidade de seu trabalho.
Os militares que se afastam de suas obrigações e praticam ilícitos devem ser punidos sim
Ao analisar o artigo “Hierarquia e Disciplina na Administração Pública Civil e Militar” do Juiz de Direito Paulo Tadeu Rodrigues Rosa, pude perceber que o autor ao citar a influência da propaganda ideológica que critica, sem fundamento fático ou jurídico, os setores militares com a intenção de desestabilizar o Estado democrático de Direito, pois esse tipo de propaganda visa acabar como os instrumentos (Instituições Militares) que possa permitir o restabelecimento da ordem pelo Estado.
...