A Higiene ocupacional é muito importante na vida do trabalhador
Por: julianopgarcia • 14/3/2017 • Trabalho acadêmico • 751 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC – RS
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
NR 08– Edificações
Santa Maria – RS
2016
A higiene ocupacional é muito importante na vida do trabalhador. Através dela podemos eliminar ou reduzir os riscos oriundos do ambiente de trabalho. Riscos estes, que afetam a saúde e a segurança do trabalhador. Nesta seara podemos citar três importantes termos que compõem a higiene do trabalho.
Segurança, oriunda da avaliação e controle dos riscos, a Higiene, que visa controlar e identificar as condições de trabalho, que possam vir a prejudicar o trabalhador, e a Doença profissional ou Doença Ocupacional, que é a causada pelo fator determinante do trabalho.
Como podemos notar no estudo da semana, a Higiene Ocupacional é dividida em quatro fases. Sendo elas:
Antecipação, que funciona como fator determinante sobre os riscos do ambiente de trabalho, visando várias formas de controle, nela inserida as diferentes fases, o projeto, a instalação, a ampliação, e a modificação ou substituição de equipamentos ou processos no ambiente de trabalho;
Reconhecimento, que surge no momento de avaliar os riscos ambientais que a empresa vai oferecer ao trabalhador. Sendo aqui o momento de realizar estudos em relação às matérias, produtos, métodos, procedimentos e processos produtivos que a empresa irá utilizar, sempre avaliando as instalações e os equipamentos pertencentes ao ambiente de trabalho;
Avaliação, momento em que são utilizados equipamentos e aparelhos para medir os níveis dos riscos, comparando aos limites de tolerância estabelecidos, utilizando estratégias de amostragem, de acordo com normas estabelecidas e análises selecionadas;
E controle, sendo considerada a fase mais importante, pois aqui que serão realizadas ações para reduzir ou extinguir os riscos ambientais, podendo esta fase ser iniciada juntamente com as outras, para ser utilizada como acompanhamento.
A principal questão a respeito da higiene no local de trabalho é a toxicidade que pode ser gerada.
É disto que o vídeo trata, dos riscos, principalmente físicos, químicos e biológicos.
Riscos físicos temos os ruídos, as vibrações, o frio o calor, etc. Riscos químicos, gases, vapores, poeiras, manuseio de produtos químicos, etc. E Riscos biológicos, que são vírus, bactérias e outros micro-organismos que fazem parte do ambiente de trabalho.
O vídeo detalha os riscos no canteiro de obras, que são ricos em barulhos, ruídos e poeiras, trazendo estes elementos, muitos prejuízos à saúde, além é claro, do fator preponderante que é a exposição do trabalhador ao sol.
Mostra também a rotina dos trabalhadores nas obras da construção civil, que envolve várias atividades que produzem poeira, ruídos e vibrações, devendo ser incluso um sistema proteção coletiva, para que os operários sejam atingidos o mínimo possível, além também do uso dos equipamentos de proteção individuais, como máscaras, botas, calças compridas, capacetes, óculos de proteção, aparelhos auriculares e abafadores
O vídeo inclui uma entrevista com Jose Possebon, higienista da Fundacentro, que expõe que existem programas criados especificamente para o ambiente das construções, citando inclusive um dos agentes químicos mais perigosos, que é o amianto, um agente altamente cancerígeno. Ele fala também, que estes riscos tem que ser reconhecidos, avaliados e controlados devendo principalmente serem tomadas medidas de controle relativas ao ambiente, a fonte e ao percurso. E também de medidas relativas aos trabalhadores, que são, instrução, treinamento, utilização de equipamentos de prevenção e algumas medidas relacionadas a sistemática de trabalho.
...