A História da Aviação
Por: André Liotti • 20/4/2022 • Exam • 943 Palavras (4 Páginas) • 76 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 1] | Atividade de Avaliação a Distância AD1 |
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: História da Aviação – 2º Semestre 2021
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Sandro Francalacci de Castro Faria
Nome do aluno:
Data:
Grau atingido:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado, em arquivo editável.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
- Responda às questões com suas palavras. Caso necessite complementar a sua resposta com algum trecho de uma obra - não se esqueça de referenciar corretamente.
- AD composta de 3 (três) questões discursivas, relativas aos tópicos de estudo 1 e 2 do EVA.
- Conforme o Plano de Ensino, a nota alcançada pelas respostas às questões é limitada a 6 (seis) pontos. Os demais 4 (quatro) pontos serão contabilizados a partir do desempenho do aluno nas atividades complementares.
1 - A era do balonismo teve a sua origem em 1709 com um brasileiro - Bartolomeu Lourenço de Gusmão – O Padre Voador. Ao longo da história, outras personalidades forneceram importantes contribuições para o desenvolvimento da aeroestação. (2,0 Pontos)
Em face ao exposto, responda o seguinte:
a) As experiências de Bartolomeu de Gusmão foram importantes para o balonismo? Por quê? (1,0)
b) Sob a ótica da construção de balões, uma contribuição do físico francês Jacques Alexandre Cesar Charles iria revolucionar o balonismo. Qual foi essa contribuição, e por quais motivos ela teria sido responsável por impulsionar a aeroestação? (1,0)
Resposta:a) Nosso grande patriota Bartolomeu de Gusmão deu toda a base para o primeiro voo de balão dos irmãos Joseph e Étienne Montgolfier, ambos usaram os mesmos princípios do Bartolomeu, conseguindo 10 minutos de voo em uma distância de 2.500 metros. O princípio era o aquecimento do ar a 180°C, tornando o ar mais rarefeito ocupando um espaço duas vezes superior, diminuindo o peso desse ar pela metade em relação ao espaço ocupado. Para época, foi um grande avanço para o voo de balão.
B) Sem dúvida alguma, o físico J.A.C. Charles deu um grande passo na evolução do balonismo. Usando hidrogênio com a vantagem de não precisar ser aquecido, fez um voo incrível (para época) sob o olhar extasiado dos parisienses, aquele balão desaparecendo nas nuvens, mas houve a explosão com a expansão do hidrogênio provocado pela queda da pressão atmosférica. Outra e importante contribuição foi o primeiro voo com barômetro de mercúrio, com ele trazia o lançamento do seu primeiro balão a gás, com novidades usando válvulas para soltar o gás e garantindo uma descida suave e também sacos de areia para regular a subida e descida. Em relação ao Barômetro de Mercúrio, foi uma novidade famosa na atividade aérea, porque era capaz de indicar a altitude de voo na atmosfera através da elevação ou depressão do líquido.
2. A primeira década do século passado foi marcada por grandes invenções e experiências, na busca do voo com um aparelho mais pesado do que o ar. Inventores e pilotos disputavam a atenção do público, que acompanhava com curiosidade e entusiasmo as suas façanhas aviatórias.
Naquela época, os irmãos Wright despontavam com as suas experiências aeronáuticas nos EUA e, na Europa, o brasileiro Alberto Santos Dumont era reconhecido pelo sucesso alcançado voando balões e, de igual forma, pelo voo com o 14 Bis realizado no Campo Bagatelle em Paris.
...