A Historia Das Coisas
Artigo: A Historia Das Coisas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: inespacheco • 4/1/2014 • 402 Palavras (2 Páginas) • 486 Visualizações
Resumo do vídeo “A história das coisas”
O vídeo descreve sobre as etapas da economia de matérias que são a extracção, a produção, a distribuição, o consumo e o tratamento do lixo. Isto tudo é um sistema em crise porque se trata de um sistema linear e o planeta é finito, e não se pode viver num planeta com este sistema para sempre. Em todas estas etapas o sistema interage com o mundo real não acontece em uma página branca, como Annie Leonard diz. Este sistema interage com sociedades, culturais, economias e o meio-ambiente e durante as etapas vai-se chocando com limites. No sistema que nos falam está muito incompleto porque faltam as pessoas que trabalham em várias partes deste sistema, onde algumas têm mais poder que outras, que é o caso das corporações. Outra das coisas que falta no sistema é a extracção onde destroem o planeta cortando árvores, explodido montanhas para retirarem os metais, usam a água e extinguem todos os animais, fazendo com que os nossos recursos se esgotem. Se toda a gente consumisse como os EUA precisamos de 3 a 5 planetas para satisfazer as necessidades, mas só existe um. Os EUA consomem os recursos naturais do seu território e o das outras pessoas, mas os governos e as corporações não querem saber das pessoas que moram nesses locais, dizendo que essas pessoas não são donos daquele território, mesmo que vivam ali há gerações.
O próximo passo é as matérias-primas irem para a produção, onde utilizarmos energia para misturar químicos tóxicos com os recursos naturais. Actualmente circulam no mercado cerca de 100.000 químicos sintéticos aonde apenas alguns deles foram testados para avaliar o seu impacto na saúde. As pessoas que mais sofrem são as pessoas que trabalham nas fábricas e metades delas são mulheres em idades reprodutoras que trabalham com tóxicos químicos que afectam a sua reprodução. Depois os produtos vão para a distribuição, onde o objectivo é manter os preços baixos e vender o maior número possível de produtos. Depois os consumidores, vão comprando cada vez mais fazendo os materiais estarem sempre a circular, a percentagem de materiais circulando por este sistema é de 99%. Por fim o tratamento do lixo, o lixo é todo despejado num aterro sanitário ou então é queimado e depois mandado para um aterro. De uma maneira ou outra poluem o ar, a terra, a água e faz com que o clima mude.
...