A HISTÓRIA DAS COISAS
Resenha: A HISTÓRIA DAS COISAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sintia • 30/11/2012 • Resenha • 416 Palavras (2 Páginas) • 1.006 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, 1° PERÍODO
“A HISTÓRIA DAS COISAS”
(Annie Leonard)
Síntia de Paula Santos
Governador Valadares
2012
“A HISTÓRIA DAS COISAS”
(Annie Leonard)
No vídeo “A História das coisas”, a ambientalista e ativista Annie Leonard fala sobre o sistema de produção mundial, afirmando sua decadência. Desde os primórdios o homem consome os recursos que estão a sua volta, o sistema consumista gerado pelo capitalismo monta nosso cenário hoje. Destruição do meio ambiente em troca de produtos de consumo. Para fazer com que a máquina capitalista continue funcionando, somos explorados e incentivados a trabalhar mais e consumir mais, comprando produtos, substituindo-os e jogando fora. As indústrias geram produtos, explorando os recursos naturais que estão ficando cada vez mais escassos e a mão de obra barata. Uma vez que o sistema de produção expresso nessa cadeia seja linear, e só temos um planeta Terra, não terá recursos para sempre. Os produtos são feitos para não durar, assim sendo, mantendo nosso consumo infinito num mundo de recursos finito, e se continuar assim no fim só haverá lixo. Apesar de o vídeo tratar de forma específica os Estados Unidos da América, é aplicado a todos os países que possui este sistema de produção, pois além de destruir o que lhes pertencem destroem o que é dos outros também.
Porém, isso não é tudo, a poluição e as toxinas geradas por essa produção estão cada vez mais presentes em nossas vidas, afetando diretamente e indiretamente nosso bem estar, as toxinas estão nos produtos, vão para o solo, água, ar, e até em nós mesmos. O sistema capitalista, as propagandas ditam nosso “dia a dia”, comprar é a palavra chave, comprar mais para ficamos felizes é o que dizem, mas tudo isso causa um efeito contrário, o mundo está sendo sacrificado, e nós também. Se não bastasse, as toneladas de lixo produzido por nós e pela indústria voltam para o solo multiplicando seu efeito destruidor. E quando aqueles que deveriam cuidar de nós, representar o povo, são eles que contribuem com essa estrutura exploratória, ora dão a ordem direta, ora são omissos, e manipulados pelo sistema não vemos ou omitimos essa situação.
Portanto é preciso mudar, o sistema de produção mundial deve tomar outros rumos, zelar pelo nosso planeta e zelar por nós, adotar medidas que prezem pela sustentabilidade e preservação da natureza. Nós precisamos mudar nossas atitudes, nossa mentalidade, e enxergar além da futilidade consumista que estamos presos hoje nesse famigerado sistema de produção mundial de um capitalismo sufocante.
...