A História da Aviação
Por: Kevin Nicholas • 25/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.923 Palavras (8 Páginas) • 98 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância AD1 |
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: História da Aviação – 1º Semestre 2021
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Sandro Francalacci de Castro Faria
Nome do aluno: Kevin Nicholas Mauro Leone
Data: 07/03/2021
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
- Responda às questões com suas palavras. Caso necessite complementar a sua resposta com algum trecho de uma obra, não se esqueça de referenciar corretamente.
- AD composta de 4 (quatro) questões discursivas, relativas aos tópicos de estudo 1 e 2 do EVA.
1 - A História nos mostra que, ao longo dos conflitos que marcaram a humanidade, os combatentes procuravam ocupar as posições mais elevadas do terreno, no intuito de aumentar as chances de se observar o inimigo. Mesmo nos dias atuais, esta ainda é uma máxima, perseguida pelas tropas terrestres.
Na Guerra do Paraguai, tal princípio foi utilizado pelas forças militares brasileiras para conhecer as posições inimigas, e para tal construíam estruturas denominadas “Mangrulhos”. Aquele conflito também marcou o início de uma era, na América latina, do emprego de um artefato aéreo para auxiliar exércitos em campos de batalha.
No entanto, o uso de balões naquele conflito enfrentaria dificuldades diversas, desde equívocos no seu manuseio e armazenamento, até o incrível esquecimento de transporte de combustível para que fossem inflados e elevados ao ar.
De acordo com os seus estudos e pesquisas, responda e justifique: (1,5 pontos)
a) de que maneira o balão foi empregado nas operações de combate? Quais eram os objetivos do seu uso? (0,25)
b) você avalia que, apesar das dificuldades enfrentadas, o uso do aeróstato naquele conflito alcançou algum sucesso, e possa ter servido como vantagem para as tropas brasileiras, e até mesmo influenciado o resultado da Guerra? (0,75)
c) de acordo com os seus estudos, o uso daquele tipo de artefato, na Guerra do Paraguai teria rendido frutos para o início das atividades aeronáuticas no Brasil? Em caso positivo, cite duas dessas contribuições. (0,50)
Respostas da questão 1
- O balão foi empregado pela primeira vez na Guerra do Paraguai, que na ocasião as forças paraguaias já se encontravam na defensiva, tendo sido expulsos do território brasileiro e argentino, as tropas paraguaias se encontravam dentro das fortalezas de Humaitá e Curupaiti. As grandes e fortificadas posições estavam estrategicamente colocadas às margens do rio, numa área plana do terreno, dificultando a observação das atividades inimigas, sendo assim, precisando de locais elevados para observação, usavam-se na época os mangrulhos, que era uma estrutura de madeira que chegava cerca de quinze metros. Quando Marquês de Caxias assume o Comando Geral das Forças Brasileiras no Teatro de Operações, com a finalidade de atacar as forças paraguaias em suas fortificações e avançar rumo à capital paraguaia, o Ministro da Guerra encomendou a construção de um aeróstato, a fim de incrementar as atividades de comunicações de sua força e observar o movimento inimigo. Devido aos descuidos no manuseio e seu armazenamento, o balão não pode ser usado. Tempos depois foram construídos outros dois balões, porém sendo utilizado apenas um, que no caso era o balão menor devido as deficiências de suprimentos para a produção de hidrogênio
- Acredito que sim, pois quando se tem uma visão aérea de alguma determinada localidade, consegue retirar informações valiosas desde brechas para invasões, até mesmo posições estratégicas de avanços.
- Sim, rendeu frutos para o início das atividades aeronáuticas no Brasil tanto que, após quarenta anos o Brasil retoma suas experiências com balões. Duas contribuições que isso nos trouxe foi o desejo de de dotar o Exército Brasileiro em Núcleo de aeroestação e a especialização em navegação aérea.
2. Durante a Primeira Guerra Mundial, o uso das hélices tratoras e das metralhadoras sincronizadas com as hélices dos aviões trouxe uma nova realidade para os combates aéreos. Leia sobre o assunto no livro didático, pesquise outras fontes, assista aos vídeos abaixo indicados e explique, ao menos em 10 (dez) linhas, as vantagens que cada uma dessas inovações agregou aos aviões de combate da I Guerra Mundial. (1,5 pontos)
a) Hélices tratoras: Busque no You Tube o vídeo Aviation art - WWI Pusher Engines and Forwards Guns (aviação em arte - armas dianteiras e motores de empurrar usados na Primeira Guerra Mundial https://www.youtube.com/watch?v=uctag0jJnuA).
O título do vídeo é na língua inglesa, mas esta condição não afeta a compreensão de como funcionavam aqueles aparelhos, visto o fato de que as imagens são autoexplicativas. Pesquise sobre o assunto em outras fontes, e cite quais delas utilizou para formular a sua resposta.
b) Sincronizador de metralhadoras: Busque no You Tube o vídeo “Interrupter gear or machine gun synchronizer” (aparelho interruptor ou sincronizador de metralhadora) - https://www.youtube.com/watch?v=faZiS1CYZs0 . Interessante esquema demonstrando o funcionamento de uma metralhadora dianteira, como as utilizadas nos aviões da Primeira Guerra Mundial.
Assista também ao vídeo no You Tube “Gun Synchronizers: The key to Aerial Warfare” (Sincronizador de armas: a chave para as batalhas aéreas) - https://www.youtube.com/watch?v=GJ5OJ803JgE . O vídeo é apresentado na língua inglesa, mas o seu entendimento é por si suficiente, apenas acompanhando as imagens.
Resposta da questão 2
A maior vantagem das hélices tratoras é que baixos esforços são induzidos em uma hélice, que gira em um ar relativamente calmo. São aquelas montadas na parte posterior de um eixo, atrás da estrutura de apoio.
...