A História da Matemática
Por: Cesar.urias • 30/5/2018 • Resenha • 573 Palavras (3 Páginas) • 116 Visualizações
- : História da Matemática
A utilização da História da Matemática no ensino de geometria da educação básica. De que forma a história pode contribuir para este ensino? Dê um exemplo.
Refazer o percurso histórico da Geometria no interior da História da Matemática permite compreender sua estimulação à partir de necessidades práticas. Hoje a História da Matemática sobretudo do ensino na educação básica apresenta contribuições significativas, ocorrendo propostas de atividades voltadas para o conhecimento da origem e evolução de certos assuntos estimulando o interesse do aluno para conteúdos matemáticos no sentido se desmistificar idéias de que os fatos sempre tiveram a mesma forma. Assim, uma fundamentação histórica da matemática funciona como uma ferramenta metodológica para o próprio ensino da Geometria visando uma aprendizagem mais rica.
Apesar da relação de praticidade associada ao desenvolvimento da Geometria citada no primeiro parágrafo, é possível observar através da História da Matemática em Tales, que este ao “desligar” a Geometria do mundo real, exibe suas demonstrações e proposições relacionando-as primeiro com figuras abstratas, sem preocupações com aplicações práticas. E isto em um momento em que egípcios e babilônicos tinham uma vocação científica mais voltada para as questões práticas em si. De um modo geral, os matemáticos gregos começaram a sistematizar os conhecimentos geométricos adquiridos, fazendo com que a Geometria deixasse de ser puramente experimental.
Atualmente várias pesquisas conduzem estudos com o objetivo de incluir a História da Matemática como recurso didático pedagógico para o ensino e aprendizagem de conteúdos geométricos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem um ensino da Matemática mais dinâmico, voltado mais para a realidade e o interesse do aluno, buscando uma formação básica para o mercado de trabalho e também para as relações sociais com o objetivo de que ocorra a configuração de seu caráter transformador e não meramente de espectador.
Por meio da História da Matemática as atividades práticas de ensino de hoje, sobretudo da Geometria, podem tornar possível ao educando verificar o alto nível de abstração matemática de algumas culturas antigas, e compreender que o avanço tecnológico de hoje não seria possível sem a herança cultural de gerações passadas. Em um primeiro momento os alunos são levados a buscar informações sobre a história e os teóricos expoentes da disciplina, em seguida as atividades propostas instigam os alunos a irem a campo, em caráter investigativo, para observarem as formas geométricas e refletirem quais instrumentos podem ser utilizados para calcular alturas das diversas formas que se apresentarem, como edifícios por exemplo.
Por fim, tem-se que as contribuições em torno do desenvolvimento do ensino podem ir além de resoluções de questões práticas. Criar recursos não somente para representar a realidade, mas também voltados para a “concepção do novo” através de uma abstração que nos remete que: “assim como a matemática, a qual não nos é dada, também o mundo no qual estamos inseridos e atuamos também não o é, sendo ambos fruto de uma construção sócio-histórica, sujeitos a ação antrópica”
...