A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE GESTÃO
Projeto de pesquisa: A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE GESTÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ediiilene • 29/10/2013 • Projeto de pesquisa • 1.057 Palavras (5 Páginas) • 253 Visualizações
SUMÁRIO:
1INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------3
2DESENVOLVIMENTO-------------------------------------------------------------------------4
4CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------------------11
REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------------------------------12
INTRODUÇÃO
1.Nos tempos atuais o conhecimento constitui-se em ativo fundamental, principalmente no contexto organizacional. Não é mais suficiente se ter tecnologia quando não se tem o conhecimento, já que a tecnologia é facilmente copiável, as empresas que detêm o conhecimento e que propiciam ambientes para a sua criação, são as que irão apresentar vantagem competitiva e inteligência organizacional, nesta nova. Sociedade do Conhecimento.
A pergunta que emerge: o que é o conhecimento? O conhecimento é um ativo intangível, e na gestão do conhecimento, este pode ser categorizado em tácito ou explícito. O conhecimento tácito é aquele que está presente nas pessoas. É adquirido através da experiência, da prática, da vivência, enfim é a capacidade de se por em prática conhecimentos teóricos, adquiridos ao longo da vida, ou de uma atividade profissional. Já que este ativo é peculiar de cada pessoa, é, portanto, difícil de ser explicitado. Vale destacar que o conhecimento explicito é o maior desafio das organizações, transformar o conhecimento tácito em explícito, e consequentemente organizá-lo para torná-lo disponível.
A vantagem das organizações que tem como matéria prima o conhecimento, é que este diferentemente de um ativo tangível, como o plástico, por exemplo, que diminui na medida em que é utilizado, o conhecimento só aumenta quando é utilizado, dividido ou compartilhado. Desta forma é um recurso infinito, que pode trazer grandes vantagens, principalmente em longo prazo.
A gestão do conhecimento tem um caráter interdisciplinar, que envolve profissionais de diversas áreas: administração, computação, ciência da informação, educação, etc. Envolvendo disciplinas de organização, tecnologias de informação, comunicação entre outras. As quais devem estar muito bem articuladas para que a gestão funcione efetivamente.
DESENVOLVIMENTO.
1-Neste sentido o profissional pode ser um membro de grande importância, ou até mesmo indispensável para a gestão do conhecimento, principalmente aqueles que possuem habilitações diferenciadas da formação convencional como, por exemplo, a habilitação em gestão da informação, suas disciplinas de organização e de administração podem contribuir e muito para o processo de explicitação do conhecimento, peça chave na gestão e organização do conhecimento.
Este profissional é habilitado para lidar com a informação, incluindo sua aquisição, organização e disseminação, precisa se aprofundar e fazer isto também com o conhecimento. Certamente serão necessárias outras habilidades além da representação de dados e informações.
2-A proposta deste artigo é, portanto discutir como o profissional pode contribuir para a gestão do conhecimento dentro das organizações, e quais metodologias ele pode lançar mão para lhe ajudar neste processo. Dentre os aspectos de gestão do conhecimento, observa-se que o conhecimento diferentemente dos ativos tangíveis cresce à medida que é utilizado e compartilhado. [...] o conhecimento é em alguns aspectos o oposto do capital, porque o conhecimento compartilhado cresce, enquanto o conhecimento não utilizado se deteriora. (SANTOS, 2005c.)
3-Mas, para que o conhecimento flua dentro da organização, e para que a gestão do conhecimento funcione efetivamente é necessário criar um ambiente favorável [...] para enxergar uma organização do conhecimento, os executivos devem procurar ver as organizações como se elas fossem constituídas de estruturas de conhecimento e não de capital.(SANTOS, 2005c.).
Nonaka e Takeuchi (1997, apud. SANTOS, 2005a) afirmam que se os investimentos em P, D & E começarem a ultrapassar os investimentos em bens de capital, pode-se dizer que a empresa esta começando a deixar de ser um local onde se produz, para ser um local onde se pensa.
4.Contabilidade é “a ciência que estuda, registra e controla o patrimônio e as mutações que nele operam os atos e fatos administrativos, demonstrando no final de cada exercício social o resultado obtido e a situação econômico-financeira da entidade”.( Francisco D’Auria). Onde tem como objetivo fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que, presumivelmente, deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários, ou a contabilidade deveria ser capaz e responsável pela a apresentação de cadastros de informações
...