A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO SÉCULO XXI.
Monografias: A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO SÉCULO XXI.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SimoneGibson2013 • 12/6/2013 • 791 Palavras (4 Páginas) • 774 Visualizações
ADM MERCADOLÓGICA
DESAFIO: VERIFICAR NOS CASOS A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO SÉCULO XXI.
CASO 1 - Como fazer as pessoas amarem a sua marca
Autora: Cristiana Arcangeli é empreendedora e atua no ramo de cosméticos desde 1986, fundadora de marcas como Phytoervas, Éh Cosméticos e Beauty'in.
Fonte: http://www.endeavor.org.br/home/marketing-vendas
Todo ano, um relatório da Interbrand avalia as 100 marcas mais valiosas do mundo. Por vários anos consecutivos, a Coca-Cola é a primeira colocada, seguida da Apple e IBM. O Google sobe rapidamente e está na quarta posição, à frente da rival Microsoft.
Mas o que será que faz essas marcas serem tão amadas, lembradas e valorizadas? Além do ponto de vista de business, que enxerga crescimento e faturamento, há algo de emocional nelas que faz o consumidor esquecer o racional e partir para umconsumo instintivo e emotivo.
O consumidor percebe quando a marca está voltada para atender as suas necessidades ou permitir seu crescimento. Enquanto a Coca-Cola apela para campanhas que valorizam a felicidade, mas oferece um produto pouco saudável, a Apple se apressa em prever necessidades e colocar seu consumidor sempre à frente na tecnologia e design – pensando em usabilidade que transforme as ferramentas em algo fácil de usar.
Tenho certeza de que marcas como Apple e Google – outro grande case em atender ao consumidor e suprir as suas necessidades – rapidamente irão ocupar as primeiras posições. Elas realmente se esforçam em oferecer o melhor para o consumidor, e essa característica pode ser facilmente detectado.
No meu caso, procuro sempre inovar e oferecer algo inédito para o consumidor, que agregue algo para sua saúde, beleza e qualidade de vida. A meu ver, é confortante saber que uma empresa está o tempo todo pensando na sua saúde e aparência e que, para tudo o que oferece, selecionará os melhores ativos, as embalagens mais diferenciadas e tecnologia de ponta.
Fazer bem feito, com valores claros e corretos, com foco no consumidor é, para mim, o único caminho para ser uma marca amada e valorizada.
CASO 2 - Como identificar tendências de mercado?
A primeira coisa é identificar as mudanças que estão acontecendo e como você mesmo está passando a viver.
O empreendedor, ao decidir por um negócio, tem que escolher se vai apostar em mercados conhecidos, onde a concorrência já está estabelecida e vai lhe sobrar a guerra de preços, mas que também oferece conforto por já ser conhecido e disseminado entre os consumidores, ou se vai arriscar novos rumos, explorando tendências de mercado e descobrindo seu blue ocean.
Para quem escolhe a primeira opção, tudo bem. Basta apenas reduzir os custos e ajustar a margem para conseguir um lugar ao sol. Uma questão de administração e resultados nem sempre espetaculares, mas quase garantidos – se o negócio foi bem pensado e estruturado.
Para quem, como eu, prefere a segunda opção, de descobrir mercados, criar hábitos de consumo e inovar, os resultados vem a longo prazo, mas são certos e possivelmente maiores. Mas a dúvida é: como descobrir o que está por vir?
Acredito
...