A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO NO PLANO DE AULA
Artigos Científicos: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO NO PLANO DE AULA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 031185 • 9/11/2014 • 1.776 Palavras (8 Páginas) • 716 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 a importância do planejamento e a avaliação no plano de aula 3
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1 PLANO DE AULA 6
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
1.1 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO NO PLANO DE AULA
O ato de planejar acompanha o homem desde os princípios da evolução humana. De modo geral as pessoas planejam suas ações desde as mais comuns até as mais complexas na tentativa de transformar e melhorar suas vidas ou as das pessoas de seu convívio. Mas não é só na vida pessoal que as pessoas planejam suas ações, o planejamento atinge vários setores da vida social, está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades e se torna indispensável na prática docente.
Mesmo que o ato de planejar seja importante, algumas pessoas ainda resistem em aceitar este fato, principalmente no contexto escolar.
O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse ao aluno ao professor, tornando as aulas desestimulantes.
Porém, apesar da grande importância do planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim, compatibilidade com o tempo disponível.
De acordo com Libâneo:
“o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”.
Para se obter um plano de aula, o professor deve ter alguns subsídios como, realização de pesquisas com diferente referenciais, utilização de diversas metodologias, clareza e objetividade ao aplicar o conteúdo, elaboração das aulas de acordo com a realidade escola, flexibilidade quando necessário e atualização de seu plano de trabalho.
O bom planejamento contribui para realização de aulas satisfatória tanto para o aluno quanto para o professor, facilitando o aprendizado se tornando instrumento essencial que está sempre em processo, portanto em evolução.
Para o professor que trabalha com aulas planejadas, a única maneira de se obter os resultados dos trabalhos aplicados é através da avaliação, assim, avalia – se o desempenho de docentes e discentes de maneira ampla.
Não podemos nos esquecer de que durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons ruins, através de provas e testes, que muitas vezes servia como uma ameaça à turma. Felizmente, esse modelo ficou para trás e, atualmente, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar os objetivos da escola.
A avaliação é um processo contínuo e sistemático. Portanto, ela não
pode ser esporádica nem improvisada, mas, ao contrário, deve ser
constante e planejada. Nessa perspectiva, a avaliação faz parte de um
sistema mais amplo que é o processo ensino/aprendizagem, nele se
integrando. (HAYDT, 1992, p. 13).
A escola deve procurar um método de avaliação que promova o aluno a sua progressão, como: através da sondagem, observação, anotações referente ao desempenho dos alunos, comportamento do discente, entre outros, todos podem ser usados em sala de aula, alias, os especialistas dizem que o ideal é mesclá-los, adaptando-os não apenas aos objetivos do educador, mas também às necessidades de cada turma.
Muitos desafios que se enfrentam no cotidiano da sala de aula, a avaliação não deixa de ser mais um deles. Um desafio que exige uma análise reflexiva e crítica para uma avaliação inteiramente humana que julga as práticas pedagógicas de acordo com a realidade.
A avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto
concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre ação.
Educar é fazer ato de sujeito e problematizar o mundo em que vivemos para
superar as contradições, comprometendo-se com esse mundo para recriá-lo
constantemente. (HOFFMANN, 2005, p.15)
É fato que o processo de avaliação não é o fim de toda problemática, mas o começo de tudo. Pois se não soubermos entender todo o processo que envolve a avaliação, ensino e aprendizagem, e desenvolvimento, não se pode analisar um como resultado final, qual desejamos.
Avaliar o processo ensino e aprendizagem é basicamente verificar o que os alunos conseguiram aprender e o que o professor conseguiu ensinar auxiliando o professor a determinar quais são os conhecimentos e habilidades que devem ser retomadas antes de introduzir os novos conteúdos do planejamento.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PLANO DE AULA
Tema: Amarelinha com Família Silábica Amarelinha com Família Silábica: MA – ME –MI – MO – UM e PA – PE – PI – PO – PU.
Público Alvo: Alunos do 1º ano
Tempo estimado: 04 horas
Justificativa
De acordo com as novas tendências ligadas a uma aprendizagem inovadoras, podemos perceber que os alunos podem aprender através do lúdico, apreender conhecimento brincando, além de brincar de maneira natural, testar a criatividade, hipóteses inúmeras e utilizar seu potencial durante todo o momento em que esta jogando usando a criatividade a criança pode se descobrir.
Assim o tema escolhido reflete a importância de ressaltar a inserção e utilização de brincadeiras no desenvolvimento das atividades escolares de maneira enriquecedora que promovem
...