A INICIAÇÃO NA CARREIRA FUTEBOLÍSTICA E O SEU FIM
Por: gostosudafc • 29/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.949 Palavras (16 Páginas) • 258 Visualizações
Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física |
SAÚDE |
[pic 1]
Trabalho de Conclusão de curso (2-2016) 1-8
A INICIAÇÃO NA CARREIRA FUTEBOLÍSTICA E O SEU FIM
INITIATION IN FOOTBALL CAREER AND ITS END
Thiago Campos Santos¹
¹Discente do curso de bacharel em Educação Física da universidade Salgado de Oliveira
_______________________________________________________________
RESUMO: Atualmente a iniciação da criança e do adolescente no futebol ocorre em grande parte dos casos de forma que sua identidade e sua fase não são respeitadas. É necessário que antes de tudo se tenha a compreensão das habilidades e limites do atleta em questão e só então se dê início ao processo de inserção do mesmo no esporte, acompanhando e auxiliando todo o seu desenvolvimento. Os programas devem ser criados individualmente para que as necessidades de cada um sejam trabalhadas e os objetivos sejam alcançados. Assim sendo, é imprescindível que haja acompanhamento de profissionais capacitados neste momento ou, caso contrário, as consequências poderão ser drásticas.
Palavras chave: Futebol; Carreira; Abandono
_______________________________________________________________
INTRODUÇÃO
Em todo o mundo o futebol é capaz de despertar paixões avassaladoras em milhões de indivíduos ao mesmo tempo.
No Brasil o mesmo é considerado como algo cultural de tão enraizado que está na sociedade. É um esporte que desperta sonhos na maioria dos meninos, principalmente naqueles que fazem parte de famílias que enfrentam grande dificuldade financeira. Tal desejo ocorre pelo amor à bola mais toda riqueza que pode ser proporcionada caso se tenha a sorte de entrar num clube de renome e tornar-se ídolo da torcida. Logo, entende-se que este desejo vem com uma tentativa de alcançar uma ascensão econômica e social, mesmo que as crianças ainda nem saibam direito o que isto significa.
Quando ocorre de conseguirem a chance de adentrar em algum clube e começar a ganhar algum dinheiro com isto, faz-se necessário que haja acompanhamento para que o atleta em questão saiba fazer uso responsável do seu ganho tendo em vista que na maioria das vezes este possui um histórico de baixa escolaridade e baixa informação, o que pode fazer com que perca ou desperdice oportunidades e patrimônios se não houver uma administração rígida e consciente.
Este esporte que tende a mexer com todas as emoções humanas surgiu de acordo com estudos na China antiga entre os anos de 3.000 ou 2.500 A.C. Há quem diga que foram os maias os criadores do mesmo, porém, o que pode-se afirmar sem dúvidas é que na idade média já eram praticados esportes que faziam uso da bola.
Somente quando o jogo chegou na Inglaterra é que foram criadas regras e organizações, evoluindo com o passar dos anos até chegar ao quadro que se tem hoje.
Charles Miller é considerado o pai do futebol. Segundo afirmações foi ele o responsável por trazer no ano de 1894 o esporte para o Brasil após passar alguns anos estudando na Inglaterra.
De acordo com Costa (2001), “as primeiras partidas realizadas no Brasil de que se tem notícia ocorreram em São Paulo, em 1895, entre os sócios do clube São Paulo Athletic Club, que incorporou a modalidade nas atividades recreativas. Já no Rio de Janeiro, os primeiros jogos realizados ocorreram por times do Paysandu e o Athletic Association de Niterói”.
Desde então, conforme o tempo foi passando, o esporte foi sendo encarado cada vez mais de forma profissional. Mobilizando milhares de pessoas do mundo todo conforme ia ficando conhecido.
Ao contrário de como ocorria quando o jogo chegou ao país, atualmente os jogadores de futebol iniciam a sua carreira muito cedo, enquanto crianças ainda. Para que se alcance um possível sucesso faz-se necessário que se tenha um alto nível de dedicação, disciplina e muito treino.
Segundo o autor Brandão (2001), a expectativa de tornar-se um jogador de alto nível e alcançar principalmente a seleção do seu país e o mercado exterior é enorme, principalmente para aqueles que iniciam a sua carreira no Brasil e sonham em jogar em clubes europeus. Porém, o que muitos esquecem é que carreira de jogador de futebol tem prazo de validade e é necessário pensar num futuro pós-carreira futebolística.
Para Mendelsohn (1999) o encerramento da carreira destes atletas é um dos momentos mais difíceis da vida deles, tendo em vista que dedicaram-se anos ao futebol e acabam não sabendo fazer outra coisa além daquilo. Logo, ter que enfrentar as novidades da vida sem o futebol é um grande desafio, podendo causar no indivíduo em questão estresses e até mesmo problemas psicológicos.
Blaesild e Stelter (2003) defendem a ideia de que as exigências no mundo do futebol têm um nível muito alto o que acaba afastando o atleta do convívio social. Tal afastamento pode causar problemas emocionais que poderão manifestar-se somente quando chegar o momento do encerramento da carreira, uma vez que os holofotes não mais estarão direcionados ao mesmo, o centro das atenções também não, a mídia, torcida, companheiros e etc tendem a afastar-se gradativamente, caindo numa espécie de esquecimento. Em alguns casos atletas renderam-se ao alcoolismo e às drogas, afirma Wyllemann (1999).
Desta maneira entende-se que todo ex-atleta precisa de ajuda para adaptar-se a sua nova realidade fora de campo, pois, tudo será diferente. A vida financeira, psicológica e social passará por bruscas mudanças e será necessário compreender e aceitar as mesmas.
METODOLOGIA
O trabalho produzido até aqui provém de uma revisão literária onde foram realizadas diversas pesquisas entre as datas 17 e 23 de setembro.
No tempo em que a revisão literária estava sendo realizada, foram estudados 6 artigos. Todos os 6 artigos tiveram sua publicação nos anos de 2012 até 2016, na língua portuguesa.
DISCUSSÕES E RESULTADOS
A INICIAÇÃO NA CARREIRA FUTEBOLÍSTICA E O SEU FIM
De acordo com Scaglia (1999), a origem do futebol é um tanto quanto peculiar, tendo em vista que este é uma derivação de diversos jogos que fazem uso da bola, como o T’su que tem origem chinesa e o Kemari, de origem japonesa. Além do Epyskiros de origem grega, o Harpastum de origem romana e o Calcio de origem Italiana. Tendo o futebol que se conhece atualmente surgido após a evolução destes jogos que tinham contato direto com a bola.
...