A INTRODUÇÃO AO TRABALHO DE TCC
Por: TCC RH • 11/10/2019 • Artigo • 418 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
3 MOTIVAÇÃO PESSOAL X MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL
Atualmente, notamos uma grande diferença na motivação profissional, o que antes o indivíduo se satisfazia praticamente apenas na estabilidade, hoje a busca da satisfação pessoal no ambiente de trabalho torna-se cada vez mais comum. Não que hoje não haja pessoas buscando estabilidade, vimos isso no grande número de inscritos em concursos públicos, mesmo naqueles onde a faixa salarial é baixa, porém, uma boa parte, para não dizer a grande maioria, busca na verdade o crescimento profissional e realização pessoal em um bom emprego.
Pode se observar nos nossos avós, ou até nos nosso pais, que trabalharam 20, 25, 30 anos na mesma empresa, alguns entraram para o primeiro emprego e se aposentaram na mesma empresa, talvez até no mesmo cargo de início, mas isso porque a busca era pela estabilidade, isso os motivava a ir trabalhar todos os dias.
Na vida pessoal, as pessoas precisam encontrar um motivo para viver, para acordar todos os dias e ir atrás dos seus objetivos. A vida profissional, não é muito diferente, pois os colaboradores também precisam de uma motivação para ir trabalhar, para se dedicarem as suas funções e conquistar o resultado esperado. A motivação é algo pessoal, nasce dentro da pessoa e serve como impulso para o desempenho.
Algumas empresas se preocupam em montar estratégias de benefícios, para motivar seus funcionários, mas a motivação é algo pessoal, do interior da pessoa, então, mas do que benefícios, os colaboradores precisam encontrar nas empresas algo que os motiva na vida pessoal também.
É preciso ter equilíbrio, quantas vezes um problema pessoal faz com que a pessoa não consiga se concentrar no trabalho por estar pensando neste problema, ou então, pode ser comum passar um grande stress no trabalho, uma desavença, uma cobrança excessiva e quando a pessoa chega em casa, ela não consegue se desligar do trabalho e acaba descontando a frustração na família.
Enfim, não dá para separar a motivação pessoal da motivação profissional.
Muitos fatores podem motivar o indivíduo, é interessante que os líderes de setores, conheçam seus funcionários e saibam identificar os profissionais desmotivados, conversar, entender e propor uma mudança. A desmotivação é contagiante, a empresa precisa estar atenta aos sinais de desmotivação.
Gilclér Regina, consultor e palestrante motivacional, acredita que “Motivação pessoal e profissional caminham, obrigatoriamente lado a lado, pois a motivação do ser humano é justamente aquela que o faz buscar um melhor sentido da vida, melhores condições de vida para sua família, para seu bem-estar e isso está intimamente ligado à sua condição profissional.”
3.1 Sinais de Desmotivação
...