A Importancia Da Contabilidade
Trabalho Escolar: A Importancia Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Robinhu • 2/10/2013 • 523 Palavras (3 Páginas) • 350 Visualizações
A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE
Um pouco da historia
No Brasil, com a vinda da Família Real Portuguesa houve um incremento na atividade colonial, exigindo um melhor controle fiscal.
Para isso, foi constituído o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). Nas províncias, existia um inspetor, um contador e um procurador fiscal, que eram responsáveis pela arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal.
Hoje, as funções do contabilista não são apenas de âmbito fiscal, mas sim, fornecer informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para atrair investidores. O profissional vem ganhando destaque no mercado em Auditoria, Controladoria.
A verdadeira função da contabilidade
Infelizmente ainda existe, na maioria da população, a idéia de que a contabilidade tem como sinônimo a burocracia, pagamentos de tributos e que o principal objetivo é exercer as obrigações perante as leis do sistema econômico, porem, essa não é a real função desta ciência.
Podemos encontrar diversos significados para a palavra “conta”, no dicionário encontraremos três sentidos: mensurar algo em números, comunicar algo para outra pessoa e confiar, no sentido de contar com alguém. E podemos dizer que a contabilidade possui características que podem englobar as três funções. Ela fornece os dados e números relativos a tudo na organização; contabiliza e comunica fatos, e é confiável, pois obter dados, testa a veracidade e padroniza as informações em forma de relatórios. Portanto, o objetivo maior da contabilidade é fornecer informações a respeito do patrimônio da empresa para o processo de tomada de decisão.
Devido a isso, a contabilidade é uma ferramenta fundamental e eficiente para apoio ao tomador de decisão. É preciso desmistificar estereótipos criados como: burocracia, cálculos tributários desgastantes. A tomada de decisão de um investidor externo, por exemplo, somente será feita se a empresa seus relatórios contábeis. E se tais relatórios indicarem que a empresa esta estável ele investirá.
A contabilidade é dividida em:
• Contabilidade Financeira (ou Societária);
• Contabilidade Pública; e
• Contabilidade Gerencial (ou de Custos).
Existem diferenças entre cada tipo de contabilidade, porem, os princípios que regem as três são os mesmos, segue abaixo um breve resumo de cada um dos tipos.
Contabilidade Financeira (ou Societária):
É utilizada principalmente por investidores, credores, órgãos reguladores e fiscalizadores.
Contabilidade Pública
Podemos definir a Contabilidade Pública como sendo o ramo da contabilidade que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e fatos das receitas e despesas públicas (fazenda pública) e o patrimônio público e suas variações.
Contabilidade Gerencial
...