A Importancia Da Familia Na Formação Da Criança
Artigos Científicos: A Importancia Da Familia Na Formação Da Criança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joaoddeus • 21/11/2013 • 4.774 Palavras (20 Páginas) • 372 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DA CRIANÇA.
RESUMO
A família e a escola mantêm uma relação fundamental no desenvolvimento da aprendizagem das crianças, uma vez que o futuro depende da contribuição da família e escola na formação da criança. Este artigo tem o objetivo de analisar a parceria entre família e escola, partindo desse pressuposto esta pesquisa tem caráter bibliográfico e foi elaborada com intuito de analisar a participação da família na escola, pois a vida familiar e a vida escolar são simultâneas e complementares, num ambiente com relação aberta e respeitosa entre educadores, pais e alunos podem construir um espaço de confiança e condição necessária para desenvolver as atividades de qualidade para um processo de aprendizagem favorável a criança com políticas pedagógicas bem elaboradas e desenvolvidas com a participação de todos.
A importância da participação familiar na escola representa um papel significativo não apenas para o desenvolvimento escolar também para a socialização do individuo, é necessário conscientizar sobre a importância da família na vida escolar da criança, desenvolver planos de integração família e escola, reuniões mensais para demonstrar os resultados alcançados e juntos buscar soluções para o baixo rendimento, criar atividades para a família interagir junto com os discentes e docentes em sala de aula, convidar os conselheiros para reuniões e palestras de motivação e informação da rotina escolar.
PALAVRAS-CHAVES: 1. Família, 2. Escola, 3. Aprendizagem, 4. Desenvolvimento da Criança.
ABSTRACT
The family and the school maintains a fundamental relationship in the development of children's learning, once the future depends on the contribution of family and school in the education of children. This article aims to analyze the partnership between family and school, under this assumption this research has bibliographical and was drawn up in order to analyze the participation of the family in the school because the family life and school life are simultaneous and complementary surroundings with open and respectful relationship between educators, parents and students can build a space of trust and necessary condition to develop quality activities for a learning process favor the child with educational policies well prepared and developed with the participation of all .
The importance of family involvement in school poses a significant role not only for the school development also for the socialization of the individual, it is necessary to raise awareness of the importance of the family in the child's school career, develop plans to integrate family and school, monthly meetings to demonstrate the results achieved and together seek solutions for low income, create activities for the family to interact with the students and teachers in the classroom, invite advisors to meetings and lectures on motivation and information from the school routine .
KEYWORDS : 1 . Family , 2 . School, 3 . Learning , 4 . Child Development .
1. INTRODUÇÃO
A família é a instituição de extrema importância na formação e na educação das crianças, juntamente com a escola é desenvolvida a educação e formação sistematizada das mesmas, porém é no ambiente familiar que a criança tem seu primeiro contato com a sociedade. Daí a importância da união dessas duas instituições sociais na formação educacional das crianças, embora a maioria dos sistemas educacionais defenda a posição de que a educação é de responsabilidade da família e o ensino de responsabilidade da escola, pelo fato de considerar que esse ambiente familiar seja o ideal para o desenvolvimento e educação das crianças.
Essa linha de pensamento defendida por grande parte dos sistemas educacionais não leva em consideração o fato de haver problemas nas estruturais familiares e que a convivência nesse tipo de ambiente geralmente não tem o devido acompanhamento educacional. Na maioria dos casos os pais não se faz presente no monitoramento dos filhos, no ambiente familiar, não há um controle disciplinar transmitido para a criança, nem sempre a educação familiar é realizada pelos próprios pais. É necessário conhecer e discutir os objetivos da proposta pedagógica e os meios organizados para atingi-los, trocar experiências sobre o cotidiano escolar e interligá-la ao plano, praticar reuniões periódicas para manter os pais informados, discutir mudanças feitas na rotina diária da criança, assegurar que as famílias acompanhem e garantam a assiduidade da criança (OLIVEIRA, 2002. P.181).
A disponibilidade dos pais no acompanhamento da educação da criança é efetuado na maioria das vezes por pessoas que não convivem com as mesmas, proporcionando uma deficiência na qualidade da educação.
Sendo assim, Paro (2000, p.16) Apud Caetano ressalta que o distanciamento entre escola e família não deveria ser tão grande, para ele, a escola “não assimilou quase nada de todo o progresso da psicologia da educação e da didática, utilizando métodos de ensino muito próximos e idênticos aos do senso comum predominante nas relações familiares”.
Para Caetano, o autor se remete ao fato de que a atual escola dos filhos, é bastante parecida com a escola que os pais frequentaram, e por isso estes últimos não deveriam sentir-se tão distanciados do sistema educacional, e também o professor embora admita a necessidade da participação dos pais na escola, não sabe bem como encaminhá-lo. De acordo com Paro (2000, p.68) Apud Caetano “por um lado uma incapacidade de compreensão por parte dos pais, daquilo que é transmitido na escola: por outro lado, uma falta de habilidade dos professores para promover essa comunicação”.
A relação envolvendo a escola e a família precisa estar em perfeita harmonia para que ocorra um processo de educação eficiente, uma vez que a escola é uma instituição que possui o objetivo de complementar o ambiente familiar. Sendo assim a escola não deve funcionar sem família e a família não deve funcionar sem a escola, pois depende diretamente uma da outra visando o desenvolvimento social e educacional das crianças.
Segundo Paro (2000, p.15) Apud Caetano, além de problemas como professores mal formados e outros, a escola tem falhado também e principalmente “por que não tem a devida importância ao que acontece fora e antes dela, com seus educando”.
Partindo dessa discussão, qual a importância da família na escola para o desenvolvimento
...