TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Lingua Portuguesa

Trabalho Escolar: A Importancia Da Lingua Portuguesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  1.079 Visualizações

Página 1 de 7

A importância do domínio da Língua Portuguesa

As funções da comunicação. A linguagem como produto funcional; instrumental; informativa; regulatória; interacional; expressão; heurística ou explicativa; imaginativa. Literatura e lúdica;

é impossível não se comunicar, tudo é intrínseco, desde o sentimento, a necessidade, o instinto. A cultura como comunicação, como o anel de casamento, o lugar na mesa, o presente de festa, a cor do vestido, o comportamento, o uniforme, os costumes, os usos e a decoração.

A comunicação transcultural. As diferenças entre culturas: palavras, usos e costumes; a metacomunicação. Comunicação sobre a própria comunicação; nuances e jeitos de falar. Bordenave,( 2012, 112 p).

“É oportuno pergunta-se o que é comunicação. A razão da atualidade da questão não é a comumente mencionada, isto é, o enorme desenvolvimento dos meios tecnológicos de comunicação. A razão é muito mais profunda. Consiste simplesmente em que, na década de 70, foi descoberto o homem social”. (Bordenave, Juan E. Diaz. 2012 112 p)

Segundo Bordenave, foi na década de 70 que o homem começou a ser um ser pensante que por ser frágil não sabe viver isolado, precisa interagir com seus semelhantes passando a ser o produto e o criador de sua sociedade.Buscando seu alto conhecimento capta e guarda informações atingindo desta forma níveis de consciência melhorando assim o seu convívio social.

Em particularmente as de 50 e 60 e tudo o que rodeia o homem desenvolvendo bastante planejamento econômico, o urbanismo, o combate á poluição ambiental, por outras pessoas com quem ele mantém relações de interdependência.

A descoberta do homem social foi aplicar-lhe os modelos mecanicistas e pragmáticos o caso da educação é ilustrativo. As escolas, assim os cárceres e outras instituições sociais com disciplinas estanques que dividem em retalhos problemas que aparecem integrados. Os meios de comunicação organizados e manejados segundo modelos forâneos verticais e unilaterais. Sócrates, o filósofo grego, foi sempre tachado que deveria ser a comunicação na sua sociedade.

Os alto-falantes informam a composição dos times e as eventuais substituições que vira pandemônio quando estoura um gol, uma atmosfera circense ao espetáculo. Dúzias de repórteres e fotógrafos acompanham os lances da partida, vota-se hoje o audacioso projeto de reforma agrária apresentado pela oposição. Grupos antagônicos de latifundiários, estudantes, agricultores, bóias-frias e intelectuais lotam as galerias, escutam-se, lá fora, os gritos de populares não admitidos no recinto. Nas tabuletas para poder mudá-los quando convier. As donas-de-casa, assustadas pelos preços sempre em aumento, barganham com insistência, manuseiam chuchus, cheiram peixes, escolhem laranjas, comentam os preços com as demais freguesas.

Episódios como estes constituem o meio ambiente social da comunicação. A comunicação esta presente no estádio de futebol, na câmera dos deputados, na feira livre e na reunião familiar, sendo objetivo de comunicação nos botequins, nos escritórios, nas fabricas, nos rádios e jornais. E a TV já foi chamada de ‘magia a domicilio’,por seu poder de transportar as pessoas a outros mundos. Veio então a informática e a internet, junto à indústria da comunicação. As agências de noticias, as redes de comunicação.

Educação formal e informal; A pesquisa, publicidade e a venda, numa nova ordem mundial da informação; O Ato de Comunicar explicado em três casos: o artesão e seu filho; o teatro e seu público; o locutor de radio; Os objetivos da comunicação; os métodos; os códigos; A realidade (contexto); Pessoas (interlocutores); Mensagem; Forma da mensagem (códigos); Os meios.

As fases do processo. Pulsação vital; interação; seleção; percepção; decodificação; interpretação; incorporação; reação.

Bordenave afirma que símbolos, sinais, signos. Conceito – Palavra - Objeto; Significado – Significante - Referente; Códigos analógicos e códigos digitais. Por comparação e por codificação; Os tipos de significados. Significado gramatical; significado contextual; significado referencial; cognitivo; emotivo; denotativo; conotativo; O poder da conotação. Animais são denotativos, humanos conotativos; Imaginação; poesia; liberdade; Os Dois Gumes da Linguagem. Auxilia e ao mesmo tempo gera conflitos. A natureza da linguagem.

A linguagem focaliza o EMISSOR. Seus desejos, sentimentos, atitudes e vontades. É esta função que empregamos quando nos afirmamos como indivíduos. A linguagem focaliza o receptor. Ela se destina a influenciar os atos, as emoções, crenças e atitudes do destinatário. Convencer, recomendar, convidar, permitir, ordenar, advertir e ameaçar é atos de fala diretivos.

Ao pedirmos uma informação usamos a linguagem de maneira informacional. Informar, relatar, descrever, afirmar, solicitar, confirmar é atos de fala informacionais. Todo o comportamento é uma forma de comunicação. Como não existe forma contrária ao comportamento ("não-comportamento" ou "anticomportamento"), também não existe "não-comunicação". Então, é impossível não se comunicar. (Bordenave, 2012, p. 112)

AFINAL, buscar um melhor entendimento sobre comunicação contribui para as pessoas formarem opiniões críticas e exigentes em relação à comunicação de sua sociedade. É através dessa comunicação chamada dialogo é que adquirimos os limites como respeito, amor, lealdade etc.

Como a vida precisa de comunicação, e tudo ao nosso redor fazem parte do comunicar-se. No jogo de futebol, há muitas pessoas motivando os jogadores, essas pessoas carregam bandeiras, existem auto falantes para informar a posição dos times, rádio de pilhas nos ouvidos, jaja rola um gol e as luzinhas do placar se acendem, as autoridades fazem comentários com os convidados especiais, muitos repórteres e fotógrafos acompanham a partida, enquanto o rádio e a TV mostram as emoções a milhares de telespectadores.

Na câmara dos deputados, é o primeiro dia de sessão depois do natal, as cadeiras estão lotadas, irá acontecer a votação para o projeto de reforma agrária da oposição, onde o futuro de agricultores e suas famílias estão em jogo, eles dependem da lealdade e esperteza de alguns, e também de argumentos e influências. Existem também grupos antagônicos de latifundiários, estudantes, bóias frias que lotam as galerias, do lado de fora há populares gritando e o policiamento é ostensivo, os jornalistas se posicionam nos locais reservados à imprensa, as câmeras focalizam os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com