A Importância Dos Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil
Artigos Científicos: A Importância Dos Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: felleme2 • 2/10/2014 • 219 Palavras (1 Páginas) • 482 Visualizações
É na infância que as crianças têm o privilégio de “viver brincando”, porém, são nas brincadeiras que a criança mais se desenvolve. São nessas brincadeiras diárias e nas atividades lúdicas que a criança irá aprender e interiorizar ações que refletirão no seu convívio em sociedade. Estas mesmas brincadeiras é que irão determinar o avanço da psique infantil, pois através das brincadeiras as crianças têm a possibilidade de desenvolver as funções psicológicas como atenção, memória, controle da conduta, entre os aspectos. As crianças refletem no jogo dramático toda a diversidade da realidade que as circunda. Quanto mais ampla for a realidade que as crianças conhecem, mais amplos e variados serão os argumentos de seus jogos.
O jogo dramático possibilita à criança o desenvolvimento de uma função do pensamento extremamente importante para a vida na sociedade contemporânea: a função simbólica ou semiótica, que vai influenciar diretamente na capacidade de abstração e de raciocínio infantil. A atividade lúdica tem um caráter semiótico (simbólico). A função simbólica é necessária para a utilização de vários símbolos criados por nossa cultura, como por exemplo, a linguagem escrita, a matemática, as artes etc. A brincadeira, portanto, quando bem conduzida e estimulada no ambiente escolar, contrariamente ao que muito adultos pensam, podem auxiliar na aprendizagem infantil, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de funções psíquicas.
...