TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão E A Dança

Pesquisas Acadêmicas: A Inclusão E A Dança. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

A INCLUSÃO E A DANÇA

INTRODUÇÃO

A Dança como arte, como esporte, como uma forma de expressão ou manifestação cultural de um povo, independente da nomenclatura ou forma de utilização, sempre esteve presente na história da humanidade desde os tempos mais remotos. Dançar é expressar sentimentos através de movimentos, em um ritmo pré-estabelecido, ou também, pode ser definido como o ato de mover o corpo no ritmo da música.

A dança tem ultrapassado os limites dos palcos e dos salões de festa, hoje em dia é parte integrante de diversos esportes olímpicos, tais como: nado sincronizado, ginástica rítmica e artística. A dança foi além, ao ingressar no ambiente escolar, onde atualmente é considerada um dos grandes eixos do currículo da Educação Física Escolar.

E o que está sendo discutido atualmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, é a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar, que por falta de capacitação, conhecimento ou receio, os docentes têm deixado esses novos alunos excluídos de suas aulas. Mais o fato é que, a participação desses novos alunos nas aulas de Educação Física poderá lhe oferecer diversos benefícios, tais como: desenvolvimento das capacidades afetivas, de integração e inserção social.

É importante que os professores de Educação Física tenha alguns cuidados, como por exemplo: analisar o tipo e o grau de deficiência que o seu aluno possui, cabe ressaltar a importância de uma orientação médica. Tais cuidados são essenciais, pois as restrições de movimento, posturais e esforço podem implicar em riscos graves para esse aluno. Pois, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), é possível integrar essa criança ao grupo, respeitando suas limitações, e ao mesmo tempo, dar oportunidade para que desenvolva suas potencialidades.

1 INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA E A DANÇA

A dança na vida do ser humano, para Achcar (1998, p. 14), é fundamental, tanto para sua formação artística quanto para sua integração social. Tudo porque a dança desenvolve os estímulos de seus praticantes como:

 Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para seu corpo.

 Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos.

 Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo.

 Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia.

 Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação.

 Motor – Esquema corporal. As atividades propostas visam o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade.

Ao estudar o valor da dança para a pessoa com deficiência percebe-se que há algo além do simples desenvolvimento psicomotor, há uma ressignificância deste corpo enquanto sujeito.

De acordo com Ferreira & Ferreira (2004), na dança, a pessoa com deficiência não deixa de ser deficiente, mas ela passa a ressignificar sua relação com o próprio corpo, com a linguagem e com a sociedade. “O corpo não muda em si, mas passa a significar de outras maneiras”. A autora, em seu estudo sobre dança em cadeira de rodas, aponta alguns dos benefícios desta forma de arte:

 Pode ser um instrumento de autoconhecimento e descoberta das possibilidades de transformação social;

 É mais uma forma de expressão e comunicação;

 Proporciona possibilidades de movimentos;

 Proporciona superação das limitações.

A dança pode vir a contribuir para o desenvolvimento da percepção corporal das crianças, (FONSECA, 1995) o estudo da percepção do corpo permite a verificação da dificuldade que a criança portadora de deficiência motora tem em desenvolver uma adequada relação com o meio, o que aprofunda as características de dissociação entre o esquema e a imagem corporal dessas crianças.

A percepção do corpo é resultado da realidade que se constrói na mente de cada criança, por meio de representações de objetos envolvendo um trabalho combinado das unidades funcionais do cérebro, especificamente, (LURIA, 1980), a área responsável pela recepção, análise e armazenamento de informações, que compõem a segunda unidade funcional do cérebro, localizada nas regiões posteriores e laterais do neocórtex, sendo consideradas como o grande instrumento perceptivo do ser humano.

A dança, no entanto irá promover, através de estímulos motores, (como brincadeiras) um desenvolvimento no processo de adaptação a realidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com