A Interação Dos Agentes Econômicos
Artigo: A Interação Dos Agentes Econômicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 15794 • 2/3/2014 • 679 Palavras (3 Páginas) • 678 Visualizações
1 – A interação dos agentes econômicos fundamenta-se em dois fatores: a diversidade das necessidades humanas e a diversidade das capacidades pessoais. Mostre como esses fatores levaram à especialização, à divisão do trabalho e às trocas. E relate os benefícios dai decorrentes.
2 – Conceitue o escambo e explique porque esse sistema de trocas exige os dois seguintes requisitos:
a) Existência de necessidades coincidentemente inversas entre os parceiros de troca;
b) Fixação das relações de valor entre os produtos envolvidos, para a efetivação das trocas – ou, mais simplesmente, fixação de relações de trocas.
3 – Para o funcionamento de um sistema de escambo em que estejam envolvidos 10 produtos, torna-se necessária a fixação de 45 relações de trocas; se o número de produtos diferentes aumentar para 100, o número de relações de trocas que se torna necessário aumentará para 4.950. Explique as razões dessa escala progressiva e mostre por que ela representa um dos inconvenientes do escambo.
4 – O primitivismo do escambo é superado como emprego de mercadorias-moeda. A propósito dessa evolução, discuta os seguintes aspectos:
a) Características que as mercadorias-moeda devem reunir;
b) Motivo de ocorrência de grande variedade de mercadoria-moeda, em diferentes épocas e regiões;
c) Vantagens e benefícios sociais da utilização de mercadorias-moeda;
d) Principais problemas apresentados pelas mercadorias-moedas.
5 – Os inconvenientes decorrentes da utilização de mercadorias-moeda, como os cereais, gado, o sal, as fibras e outros produtos semelhantes, levaram os povos mais desenvolvidos a instituir SISTEMAS MONETÁRIOS BASEADOS EM METAIS. Justifique essa afirmação, destacando as vantagens da utilização dos metais (sobretudo os preciosos) para fins monetários.
6 – Discuta as causas e consequência do seguinte fenômeno, conhecido como Lei de Gresham: Quando duas moedas, ligadas por uma relação legal de valor, circulam ao mesmo tempo dentro de um país, aquela que possui valor intrínseco maior tende a desaparecer, prevalecendo para fins monetários a que tem um valor intrínseco menor.
7 – Relate as origens da moeda-papel;
8 – Quais as diferenças essenciais (quanto às garantias de conversibilidade e quanto à relação lastro/emissão) entre moeda-papel e o papel-moeda?
9 – Explique como surgiram os Bancos Centrais, enquanto instituições destinadas a regulamentar a emissão primária de moeda.
10 – Explique e dê exemplos (a partir do modelo brasileiro anterior ao Plano Real) de cada uma das três seguintes funções da moeda: intermediária de trocas, medida de valor, e reserva de valor. (utilize para resposta, também, o texto “As chaves que guardam os segredos do Plano Real” de Carlos Alberto Sardenberg).
O MERCADO
VARIAN
...