A Lista Sistema Operacional
Por: Paulo Otavio Omena Dos Santos • 13/12/2021 • Trabalho acadêmico • 815 Palavras (4 Páginas) • 145 Visualizações
Página 1 de 4
2a Lista de Exercícios de Sistema Operacional GGI036
Valor 6 pontos
Aluno: Paulo Otavio Omena dos Santos
Matrícula: 11611GIN014
- Para solicitar um serviço do núcleo do sistema operacional sobre o qual ele está sendo executado, ou seja, invoca o sistema operacional para que ele faça algo. (Fonte: Fundamentos de - Sistemas Operacionais 9ª - Edição)
- As cinco principais atividades relacionados ao gerenciamento de processo são: A criação, a eliminação, a suspensão, a reativação de processos e o fornecimento de mecanismos para sincronização destes processos. (Fonte: Fundamentos de - Sistemas Operacionais 9ª - Edição)
- As três principais atividades com relação ao gerenciamento de memória são: manter o registro das partes da memória que estão sendo usadas, seu local e quem está usando. Alocar o processo na memória quando houver espaço. Alocar e desalocar memória. (Fonte: Fundamentos de - Sistemas Operacionais 9ª - Edição)
- Para criar um processo o shell precisa executar um fork(). Depois é preciso que o programa seja carregado na memória e isso é feito através da execução dele utilizando o exec(). (Fonte: Fundamentos de - Sistemas Operacionais 9ª - Edição)
- Os programas de sistema disponibilizam um ambiente para o desenvolvimento e execução de programas. Os programas de sistemas podem ser bem simples agindo como um simples front-end (interfaces) ou podem ser muito complexos e de alta funcionalidade. (Fonte: Fundamentos de - Sistemas Operacionais 9ª - Edição)
- A abordagem de camadas traz consigo uma facilidade na criação e depuração. Nesta abordagem cada camada realiza uma operação ou serviço de camadas inferiores e isto simplifica a depuração (debug). Embora traga facilidade e velocidade de verificação a abordagem de camadas carrega também desvantagem pois a definição das diversas camadas pode se tornar um problema de planejamento dado que uma camada só pode utilizar serviços e funções de camadas inferiores, além disso a abordagem de camadas é menos eficiente que outras abordagens dado que a comunicação entre camadas tem de seguir um caminho linear de: camadas inferiores 🡪 camadas superiores o que gera maior necessidade de dados e acréscimo do sistema (Fonte: Fundamentos de - Sistemas Operacionais 9ª - Edição)
- Interface de usuário: Um dos usos mais comum é gerar uma interface gráfica para o usuário comum como um sistema de janelas, um apontador (seta do mouse) e um dispositivo de entrada de texto (teclado).
- Execução de Programas: A capacidade de carregar e executar um programa na memória assim como a capacidade de encerrar a sua execução, mesmo que seja com indicação de erro.
- Operações de Input e/ou Output: Processos e programas em execução podem requisitar Input ou Output de usuário ou sistema, seja um arquivo ou dispositivo de I/O.
- Comunicações: Comunicações entre processos locais ou entre processos de sistemas diferentes dentro de uma rede. Podem ser estruturadas em memória compartilhada ou troca de mensagens.
(Fonte: Fundamentos de - Sistemas Operacionais 9ª – Edição)
- Existem serviços e funções de conveniência e eficiência. Os serviços de conveniência são relacionados à execução de programas, operações de I/O, detecção de erros e sistema de arquivos. Já o tipo posterior diz respeito a alocação de recursos contabilizações e proteção. (Fonte: Fundamentos de - Sistemas Operacionais 9ª - Edição)
- Passagem dos parâmetros em registradores
- Parâmetros armazenados em tabela ou bloco na memória e seu respectivo endereço são colocados em um registrador
- Parâmetros são colocados em uma pilha pelo programa e retirados pelo SO
(Fonte: Fundamentos de - Sistemas Operacionais 9ª – Edição)
(Fonte: Sistemas Operacionais - Celso Maciel da Costa http://www.facom.ufu.br/~claudio/Cursos/sogi/Artigos/Apostila_SisOp_CMC.pdf)
- Quando a mesma interface de chamadas de sistema é utilizada é fácil adicionar um novo dispositivo de driver quando se utiliza o código específico do hardware que suporta a interface o que faz com que o mesmo código possa ser utilizado em vários dispositivos e arquivos. Porém, o uso da mesma interface torna difícil capturar a funcionalidade de alguns dispositivos dentro de determinado contexto.
(Fonte: Fundamentos de - Sistemas Operacionais 9ª – Edição)
- Esta separação gera flexibilidade dado que as políticas podem mudar para locais diferentes ao longo do tempo. Se não houver separação o pior caso possível seria que cada mudança na política geraria uma mudança em seu mecanismo. Logo, a separação entre mecanismo e politica e o uso de mecanismos que não precisam refletir mudanças na mesma são mais desejáveis neste contexto.
(Fonte: Fundamentos de - Sistemas Operacionais 9ª – Edição)
- O kernel pode fornecer serviços nucleares enquanto outros serviços são implementados dinamicamente enquanto ocorre a execução do kernel. Há uma semelhança entre o kernel e um sistema em camadas, porém há maior flexibilidade com o kernel pois um módulo dele pode se comunicar e utilizar serviços e funções de qualquer outro módulo. O modelo principal do kernel possui apenas funções nucleares e o conhecimento de como carregar e se comunicar com os outros módulos.
(Fonte: Fundamentos de - Sistemas Operacionais 9ª – Edição)
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com