A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Por: Angela Vieira • 22/8/2016 • Artigo • 3.702 Palavras (15 Páginas) • 355 Visualizações
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Angela Aparecida Vieira²
RESUMO
O presente estudo teve como finalidade discutir sobre as razões que levaram os alunos a se evadir da escola em idade apropriada, dando ênfase ao ensino de matemática, observando as causas que influenciaram o baixo rendimento dos alunos na disciplina, buscando soluções e propostas para resolver esse problema que nos cerca hoje em dia. Durante este trabalho foi realizado questionários para conhecermos o perfil dos alunos desta modalidade de ensino; como acontece o processo de ensino aprendizagem na escola; quais metodologias estão sendo utilizadas e qual é a postura do professor de matemática comprometido com a aprendizagem significativa do aluno de modo que o mesmo possa construir valores a fim de tornar-se crítico, ativo e participativo na sociedade da qual faz parte. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que, que as dificuldades que os alunos apresentam na disciplina de matemática é devido os conteúdos serem difíceis de serem compreendidos. Por isso é importante que o professor tenha uma boa formação. Verificou-se que os professores do CEEBJA, utilizam diversos recursos e metodologias e apesar das dificuldades procuram trabalhar de forma contextualizada.
Palavras-chave: Matemática, metodologias, aprendizagem, educação de jovens e adultos
- INTRODUÇÃO
A educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que envolvem jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos básicos na idade apropriada.
Apesar da exclusão da maioria dos alunos, a sociedade deve dar novamente uma oportunidade para os jovens e adultos, pois sabemos que tiveram muitos motivos para desistirem de estudar. Necessitamos de projetos políticos sérios e direcionados para essa modalidade de ensino, já que a educação é direito de todos e tem por objetivo principal integrar esses cidadãos na sociedade e exercer a cidadania.
Esta pesquisa tem como finalidade discutir sobre as razões que levaram os alunos a se evadir da escola em idade apropriada, dando ênfase ao ensino de matemática, observando as causas que influenciaram o baixo rendimento dos alunos na disciplina, buscando soluções e propostas para resolver esse problema que nos cerca hoje em dia.
O ensino da matemática, na educação de jovens e adultos, tem sido uma área que está abandonada. Muitos professores acreditam que essa educação é um problema secundário, por isso não se preocupam em buscar novas metodologias para transmitir o conteúdo. A matemática está sendo vista separada dos problemas sociais, o que acontece na verdade é que ela está vinculada às necessidades sociais. Os jovens e adultos precisam assimilar os conteúdos de matemática de modo a utilizar no seu dia a dia, devem terminar os estudos tendo domínio dessa ferramenta. Para isto não basta apenas que o professor transmita os conteúdos de maneira estática, como se estivesse pronto e acabado. Os professores devem ter em mente os objetivos claros que desejam alcançar com seu ensino, estudar sempre novas técnicas e metodologias eficientes capazes de contribuir para que jovens e adultos sejam vistos como sujeitos das transformações sociais, seres que pensam e agem de modo a encarar a realidade como um processo, podendo desse modo transformar a realidade.
A presente pesquisa tem por objetivo analisar todos esses casos e buscar respostas, caminhos para mudar a realidade presente, que faz com que muitos alunos do EJA desistam de estudar. O interesse pelo tema surgiu a partir de conversação no dia a dia com alunos que frequentam o EJA e com professores que trabalham com esta modalidade de ensino. Este interesse foi se ampliando quando percebemos que a Educação voltada para Jovens e Adultos foi deixada à margem das políticas educacionais.
Durante este trabalho será realizado questionários para conhecermos o perfil dos alunos desta modalidade de ensino; como acontece o processo de ensino aprendizagem na escola; quais metodologias estão sendo utilizadas e qual é a postura do professor de matemática comprometido com a aprendizagem significativa do aluno de modo que o mesmo possa construir valores a fim de tornar-se crítico, ativo e participativo na sociedade da qual faz parte.
2- DESENVOLVIMENTO
A sociedade está passando por diversas mudanças e transformações, o que exige um repensar da educação, onde novos paradigmas se fazem necessários.
Durante muito tempo a matemática esteve desvinculada da realidade do educando, porém observamos que há buscas por um ensino contextualizado que oportunize a construção de uma aprendizagem significativa.
A matemática é muito importante, principalmente na educação de Jovens e Adultos, porque auxilia na busca da solução de problemas reais, urgentes e essenciais que fazem parte de suas atividades profissionais e de outras etapas da vida.
Porém, nos deparamos com alunos dessa modalidade de ensino que não gosta da disciplina, às vezes por achar uma matéria difícil de entender, outras por não encontrar utilidade para a vida diária e ainda se sentem desmotivados em sala de aula devido aos métodos tradicionais e mecânicos utilizados por alguns professores atualmente.
Sabemos que a EJA é uma modalidade de ensino formada por Jovens e Adultos que não conseguiram concluir os estudos em idade apropriada, muitas vezes pelos motivos já citados e ainda pela dificuldade de conciliar trabalho e escola, falta de interesse e muito mais.
Quando essas pessoas retornam para sala de aula, os educadores necessitam buscam uma intensa aprendizagem. O que observamos é que os mesmos não estão preparados para trabalhar com esses alunos, reproduzindo as vezes o ensino regular de maneira inadequada e facilitadora.
A matemática deve ser trabalhada de maneiras diferentes para sanar as dificuldades e superar os desafios apresentados pelos alunos do EJA. O professor de matemática desempenha um papel muito importante nesta educação, pois além de todo o conhecimento sólido da disciplina que leciona, este terá que desenvolver outros meios de modo que possa alcançar seus objetivos e ainda precisa reverter o modo como estes alunos encaram a matemática.
...