O abuso de drogas entre jovens adultos e relação com habilidades sociais e pensamentos negativos
Por: Giulia Grandi • 18/12/2021 • Artigo • 317 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
O abuso de drogas entre jovens adultos e relação com habilidades sociais e pensamentos negativos
Introdução
O abuso de drogas entre jovens adultos é, de acordo com os dados dos Levantamentos Domiciliares, de 2001 a 2005, um dado crescente. Considerando a noção de comportamento social como o repertório de habilidades sociais e os pensamentos, o presente estudo é uma análise da relação do comportamento social com o uso de drogas.
Objetivo
A pesquisa objetiva investigar as relações entre as habilidades sociais, pensamentos negativos e o abuso de drogas em jovens adultos. Por meio desse estudo, o grupo objetiva compreender mais sobre a motivação do uso de drogas por jovens e a relação do uso com fatores como autoestima, autoeficácia, ansiedade social, relacionamentos sociais e violência. O estudo pode ser um passo a frente no que tange a prevenção do uso de drogas e na preocupação com a saúde mental e relacionamentos dos jovens adultos.
Hipótese
Considerando as questões que norteiam esse período do desenvolvimento humano, a transição entre a adolescência e a vida adulta representa um período de vulnerabilidade caracterizado pela necessidade de autoafirmação como um adulto produtivo.
Segundo pesquisas sobre o tema, o consumo de drogas está diretamente relacionado à falta de habilidade para enfrentar determinadas situações, quando as maiores dificuldades estão relacionadas a sentimentos negativos, intolerância a frustrações e problemas na comunicação. “A dependência procede de uma inter-relação complexa entre a cognição, comportamentos, emoções, relações familiares, relações sociais, influências culturais, processos biológicos e fisiológicos.” (Silva, 2011)
Método
O método utilizado seriam entrevistas e questionários que analisassem e categorizassem os entrevistados em diferentes níveis de habilidade social, presença de pensamentos negativos e frequência de uso de drogas. Por meio desse método seria possível analisar a relação entre os três fatores.
Palavras Chave
Habilidades sociais; Uso de drogas; Pensamentos negativos
Referências
SILVA. C.J. Critérios de Diagnóstico e Classificação. In: DIEHL, Alessandra et. al.: Dependência Química: prevenção, tratamento e políticas públicas. Porto Alegre: Artmed, 2011. p.89-97.
...