A MINHA HISTÓRIA ACADÊMICA
Por: evangs • 22/6/2016 • Trabalho acadêmico • 831 Palavras (4 Páginas) • 134 Visualizações
A MINHA HISTÓRIA ACADÊMICA
Sou Edvilma Da Silva Bispo De Sá, tenho 31 anos, filha de dona Edna de Souza Silva Bispo e do Sr,Walter Da Silva Bispo já (in memória), somos em 11 irmões, sou casada á 11 anos com Anderson Evangelista De Sá, tenho um filho de 9 anos ,Rafael Bispo De Sá.
Por sempre morar em lugar de difícil acesso à escola, comecei estudar com 9 anos de idade devido as mudanças de um lugar para outro, tais mudanças eram necessárias devido a falta de infra estrutura( moradia e emprego) em zona rural .
Ainda assim falta desta infra estrutura impossibilitou-me a conclusão da educação básica o que de acordo com ( FREIRE 1996) é essencial na formação de todo e qualquer cidadão, pois se a educação não transforma tão pouco a sociedade é transformado por ela.
Desta forma podemos afirmar que a educação é um dos setores que possui maior importância para o desenvolvimento de um país. Pois através dela ocorre transformação nos indivíduos e na sociedade de uma forma geral. Neste contexto a educação é um fator que deve ser levado a sério, principalmente pelo pode público, a fim de que desenvolva políticas públicas que agreguem e fomento o processo educacional.
Após anos de espera de volta aos estudos em 2009, com incentivo da família voltei a frequentar uma sala de aula, depois de mais de uma década parada, comecei então a estudar no 5°ano na EE Santa Claudina, local onde trabalho atualmente .Neste mesmo ano consegui com muito esforço empenho a progressão para o 6° ano do Ensino fundamental o que culminou com a conclusão do Ensino Fundamental em 2011 .
Seguindo enfrente no ano de 2012 consegui ser selecionado para exercer a função de técnico de infra estrutura nesta instituição escolar , dividindo o tempo sendo trabalho no período noturno e estudava no vespertino.
No ano seguinte fui novamente selecionada para exercer a função de técnica de nutrição no período matutino,tive que me abdicar do estudo , mais uma vez , pois tive que escolher entre o trabalho e a escola e o 2°ano do Ensino Médio era no mesmo período , porém não desisti dos meus projetos e sonhos e no ano letivo de 2014, baseado na resolução do Conselho Estadual de Educação n° 002/2009, o secretario da instituição escolar ,juntamente com a equipe de colegiado de professores obtive a progressão e ai terminei o Ensino médio .
Em relação ao professores não foi uma tarefa fácil por que os mesmo são colega de trabalho eu tinha dificuldade de tira duvidas me sentia retraída,mas enfim de fato ocorreu a referida conclusão.Neste mesmo ano havia prestado o Exame Nacional do Ensino Médio, e minhas notas foram boas; vi então o edital de seleção do Instituto Federal de Educação Tecnológica( IFMT), e meu esposo fez a minha inscrição e fui beneficiada pela cota de vagas reservadas a negros e pardos, sendo aprovada,
Fevereiro de 2015 começaram as aulas e com muita dificuldades comecei minha trajetória acadêmica no IFMT, por meio do Curso de Licenciatura em Química até a presente data, pode se observar uma melhor compreensão das relações entre educadores e educando e o que os mesmos representam e seus significados, mediante experiências concretas nas diferentes situações comunicativas e de integração social. Desta forma ‘’a teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade( FREIRE, 1.996 sp).”
...