A Meta
Exames: A Meta. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 10/10/2013 • 659 Palavras (3 Páginas) • 2.359 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
Alberto Junio Prates de Oliveira
TRABALHO RELACIONADO AO LIVRO A META
Análise do Livro: A Meta
PROFESSORA: Clara Gomes
Curso: Administração - 3º Período / Noturno / Sala: 301
Belo Horizonte
2013
Questões sobre o livro “A Meta”
1 – Introdução à teoria das restrições:
No filme “Titanic”, os operadores do navio, cometeram um erro grave, onde provocou o naufrágio. No livro “A Meta”, tem algumas citações sobre a relação dos setores/ departamentos de uma empresa.
Como você interpreta o papel dos gestores, de acordo com a abordagem do livro e comparando com o fracasso do “Titanic”?
Resposta:
A correlação dos filmes A Meta e Titanic acontecem a partir do momento que o filme Titanic aborta a ideia da perfeição, sendo bem assertiva na criação de navios, criando navios incapazes de sofrerem qualquer dano ou falha de processo, formando uma estrutura perfeita. No entanto o Filme A Meta aborda que não existe perfeição no processo e que estamos sujeitos às diversas anomalias, buscando sempre reparar os erros e analisar os números para que a empresa continue em constante crescimento.
2 – Teoria das Restrições
Explique a citação do livro: “deveríamos tentar otimizar o sistema como um todo e como alguns recursos tem mais capacidade que o outro, os recursos do final da linha deveriam ter mais capacidade que do começo e algumas vezes, bem mais capacidade”.
Resposta:
Não se pode fazer uma analise focando somente na parte que mais afeta, devemos efetuar uma analise de todo o processo, focando ter uma visão geral do negocio, aprimoramento seus conceitos e otimizando todo sistema. Aplicando a teoria da restrição que condiz bem com tudo isso.
3 – Contabilidade Gerencial
Qual o papel da contabilidade gerencial para o controle e alcance da meta de uma empresa?
Resposta:
A contabilidade Gerencial é uma ferramenta fundamental para a empresa, pois é através das analises que conseguimos ter uma visão geral da empresa, como Gestor e tão mesmo como investidor. As analises devem ser certas e transparentes, pois é uma ferramenta essencial para tomada e decisão e compra de ações. Deixando claro, que as analise devem ser feita corretamente ou mesmo poderá levar a empresa a falência, evitando também a transferência de recursos e matéria-prima.
4 – Questão para expandir a mente
Se a meta de uma empresa é “ganhar dinheiro”,qual seria a meta de uma empresa sem fins lucrativos?
Resposta:
Em minha opinião, toda empresa tem foco em captação de recursos, uma vez que geram gastos e despesas. Enfim, empresa que não tem esse foco, visa em metas de aprimoramento dentre outros, exemplo de empresa que não visam fins lucrativos, mas que necessitam de recursos para manterem gratuitas, sãos as creches particulares, que buscam nas comunidades que estão inseridas a captação que recurso para manter seu funcionamento de forma gratuita.
5 – Comentário final
Faça um comentário (10 linhas), sobre o que achou do livro e a sua aplicação no dia a dia das empresas.
Resposta:
O livro A meta nos retrata muito bem a teoria das restrições se comparando com a Contabilidade Gerencial. Mostrando que a empresa tem um foco grande em garantir a qualidade da empresa e controlar os custos, investimentos dentre outro, porém esquece o principal, que é gerir os números obtidos aplicando a Contabilidade Gerencial, pois é através das analises que teremos uma visão global do negocio.
Necessita programar no habito corporativo todas as teorias da Administração, buscando reduzir custos, estipular metas, descentralizar informações, ser aberto a mudanças, controlar e ser competitivo no mercado inserido.
Enfim, podemos concluir que a empresa tratada no livro A Meta, consegue relata seus custos e atingir seus objetivos, demostrando aos seus leitores a realidade vivenciada dentro da empresa.
...