A Oportunidade E A Estratégia
Trabalho Universitário: A Oportunidade E A Estratégia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: angelasetede9 • 1/6/2013 • 214 Palavras (1 Páginas) • 443 Visualizações
Até o fim da década dos anos 80, as empresas brasileiras não se atreviam a se internacionalizar por diversos fatores, o isolamento geográfico e linguístico, da formação cultural e do impacto do ambiente sobre as motivações empresariais como cita (Rocha, p.20). É após abertura dos portos no início da década dos anos 90, novas políticas de abertura econômica e de incentivos, fazem com que as empresas nacionais iniciem timidamente seus investimento diretos no exterior, porem na segunda metade dos anos 90 com a expansão do mercado interno devido ao plano Real, as empresas optaram pelo mercado interno. Com a crise cambial de 1999 as empresas puderam, então, aumentar sua competitividade de seus produtos junto ao mercado externo, mas de forma tímida devido a alguns incentivos governamentais ou pedidos inesperados vindo do exterior.
Já o Brasil de hoje, após passar grandes mudanças em diversos setores como político, no qual os governos mesmo sendo de esquerda garantiram os contratos anteriormente assinados por outros governos, e também no setor econômico: metas de superávit primário, controle da inflação, mesmo na crise financeira de 2008, deram uma demonstração de segurança e confiança em relação ao país. É nesse momento que enxergamos uma quebra de paradigma das empresas brasileiras. O por que não se internacionalizar? Já que as condições são favoráveis!
...