A Origem Da Educação Escolar No Brasil
Exames: A Origem Da Educação Escolar No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kayapo • 22/3/2014 • 265 Palavras (2 Páginas) • 470 Visualizações
A origem da educação escolar no Brasil: a ação dos Jesuítas como parte do movimento da Contra Reforma
A origem da educação escolar no Brasil está vinculada aos acontecimentos vindos da Europa, já que a colonização resultou da necessidade da expansão comercial e religiosa-cristã. Neste contexto o Brasil dependia de Portugual e da Espanha, seus colonizadores, em uma estrutura econômica e colonial, centrada no poder dos Senhores de Engenho.
Neste contexto originou-se a educação de caráter cristão no Brasil, por meio do envio de religiosos para o trabalho missionário e pedagógico, conforme as orientações do novo movimento religioso europeu chamado de Contra Reforma.
Segundo a historiografia tradicional foram os jesuítas que começaram este trabalho na terra recém descoberta. Ressaltando que outras ordens religiosas também se empenhavam no trabalho pedagógico, porém deixando pouca documentação histórica.
O trabalho começou com a organização das estruturas de ensino, feito pelo padre Manuel da Nóbrega.
Eram usados diversos recursos para atrair a atração das crianças, como música, poesias e teatro, que foram usados como instrumentos de aprendizagem da moral e religião cristã. Neste primeiro momento os curumins aprendiam a ler e a escrever, junto aos colonos.
É importante notar que os nativos neste momento eram considerados “a infância da humanidade” e os jesuítas de certo modo seriam seus “pais”, dando-lhes o direito de corrigi-los, mesmo de forma a desconsiderar seus valores e cultura nativas.
A chegada dos jesuítas veio de encontro a ação do movimento da Contra Reforma, pois a principal finalidade do trabalho missionário e pedagógico era o de converter o gentio e impedir que os colonos de se desviassem da fé católica.
...