A origem da educação escolar no Brasil a ação dos jesuítas como parte do movimento da Contra- Reforma Católica
Artigo: A origem da educação escolar no Brasil a ação dos jesuítas como parte do movimento da Contra- Reforma Católica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tamara83 • 13/10/2013 • Artigo • 352 Palavras (2 Páginas) • 553 Visualizações
A origem da educação escolar no Brasil a ação dos jesuítas como parte do movimento da Contra- Reforma Católica
Com a segregação das Igrejas Romana e Ortodoxa no século XVI, houve a quebra do poder cristão e a disseminação da doutrina protestante, inspirados por Lutero e Calvino. Esse movimento não foi motivado apenas por motivos religiosos, mas sim, pelos interesses econômicos, políticos e sociais da época. Lutero recebeu apoio dos nobres, que tinham interesse nos bens do clero, e Calvino recebeu apoio da burguesia que tinham interesse em formar monarquias.
Com a expansão da crença protestante a Igreja Católica manifestou-se com o movimento da Contra- Reforma, tentando recuperar todo o poder perdido. Neste período foi proibido a publicação de obras contrarias a doutrina católica, restabelecendo o tribunal da inquisição, perseguindo e condenando tudo e todos que iam contra os ideais da fé católica. Esse movimento se destacou mais em países como Portugal e Espanha.
Por volta de 1549, os jesuítas chegaram ao Brasil. Eles tentavam a pacificação dos índios e entravam em confronto com os colonos que viam os índios como mão- de- obra barata e abundante. Com a ajuda de Manuel de Nobrega os missionários fundaram na cidade de Salvador a “escola de ler e escrever”- O Colégio dos Meninos de Jesus em 1554. A partir dai varias escolas e seminários foram criados e se espalharam por todo Brasil próximos aos centros urbanos (os sertões), eram conhecidos como missões ou reduções. Com o tempo se tornaram grandes núcleos auto- suficientes graças a educação/ disciplina dos religiosos aos nativos . Os jesuítas implantaram aos indígenas uma rígida e longa catequese, além de dominar o controle da fé e da moral. Sendo assim a origem da educação no brasil pelos jesuítas tinha um caráter público seus ideais se baseavam em um ensino onde: Ler, Escrever, Contar, Cantar e Falar o Português eram características essenciais. Porém o grande interesse dos colonos em mão- de- obra resultou na destruição da maioria dessas missões não só no Brasil como em Portugal, isso aconteceu por volta de 1759, sob liderança de Marquês de Pombal.
...