A PEDAGOGIA DA INICIAÇÃO ESPORTIVA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS
Exames: A PEDAGOGIA DA INICIAÇÃO ESPORTIVA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kagiba • 25/11/2014 • 428 Palavras (2 Páginas) • 561 Visualizações
Resumo
A PEDAGOGIA DA INICIAÇÃO ESPORTIVA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS
VALDOMIRO DE OLIVEIRA-DOUTORANDO
ROBERTO RODRIGUES PAES-DOUTOR
Objetivamos abranger os assuntos pertinentes ao ensino de habilidades e competências tático-cognitivas e também considerações sobre o desenvolvimento das capacidades físicas, dos jogos desportivos coletivos por intermédio dos estudos em pedagogia do esporte.
Assim sendo, o ensino dos jogos desportivos coletivos deve ser concebido como um processo na busca da aprendizagem.
Vários autores apresentam propostas, visando discutir o ensino dos esportes. Desta maneira os conteúdos devem ser ensinados respeitando-se cada fase do desenvolvimento das crianças e dos pré-adolescentes.
A fase de iniciação esportiva I corresponde da 1.ª à 4.ª séries do ensino fundamental, atendendo crianças da primeira e segunda infância, com idades entre 7 e 10 anos. Os espaços, todavia, podem ser reduzidos, para adequar as capacidades físicas das crianças; e os alvos podem ser menores, a exemplo do gol do futsal, do futebol, do handebol; e nos casos do basquetebol e do voleibol, a tabela, o aro e a rede podem ser com alturas menores. Defendemos, também, a diversificação dos conteúdos de ensino em uma modalidade, evitando, todavia, a repetição dos mesmos, repetição essa que leva à estabilização da aprendizagem, empobrecendo o repertório motor dos praticantes.
Essa fase caracteriza a passagem da fase da iniciação esportiva I para a fase de iniciação desportiva II, na qual se confere, muita importância à auto-imagem, socialização e valorização, por intermédio dos princípios educativos na aprendizagem dos jogos coletivos (Kreb’s, 1992; Greco, 1998; Oliveira 1988; e Paes, 2001).
Deve-se, então, apropriar-se do aumento da intensidade nas aulas e nos treinamento em relação aos espaços dos jogos, visando ao desenvolvimento da capacidade aeróbia, base para outras capacidades.
No processo de formação esportiva, além dos dirigentes, pais e árbitros, o técnico é o responsável pela estruturação do treinamento. Neste sentido, torna-se imprescindível, para a prática dos jogos desportivos coletivos, uma sistematização dos conteúdos periodizados pedagogicamente, no qual o professor/técnico desempenha papel fundamental no processo de aprendizagem e na busca do rendimento.
...