A POSSIBILIDADE DO GRUPO NACIONAL
Relatório de pesquisa: A POSSIBILIDADE DO GRUPO NACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ANA ALVES • 9/2/2015 • Relatório de pesquisa • 458 Palavras (2 Páginas) • 553 Visualizações
2- POVO
3- RAÇA
4- HOMOGENEIDADE DE GRUPO NACIONAL
5- CONCEITO DE ESTADO
Nação e Estado são realidades distintas.
Nação- realidade sociológica
Estado- realidade jurídica.
Por quê?
1.>NAÇÃO envolve conjunto de grupos distintos envolvendo fatores geográficos, políticos, históricos, étnicos cujos agrupamentos determinam a continuidade. Tal permanência determina características físicas, psicofísicas um sentimento de patriotismo e muito apego à sua terra de nascimento. Portanto podemos conceituar nação como um conjunto homogêneo de pessoas ligadas entre si por vínculos permanentes de sangue, idioma, religião cultura e ideais. CIÊNCIA POLÍTICA
1- CONCEITO DE NAÇÃO
NAÇÃO PODE EXISTIR SEM ESTADO?
>SIM. Várias nações podem viver num só Estado, e uma nação pode espalhar-se por vários estados. Logo nação é uma entidade de direito natural e histórico.
2.>POPULAÇÃO – É um conceito quantitativo, demográfico. Designa a massa total de indivíduos que vivem delimitados por fronteiras e são obrigados a obedecer as leis do país.
População envolve município, Estado, País, quando se quer identificar a qual população se refere. Logo, não há distinção de raça, cor, religião etc. Logo os Estrangeiros fazem parte da população de qualquer espaço geográfico politicamente determinado.
3.>POVO – Genericamente equivale a POPULAÇÃO, e quando se quer identificá-lo pode se recorrer a uma qualificação especifica. Ex. povo japonês, povo brasileiro etc.
4.>RAÇA – Unidade bio-antropológica. Por quê?
(ETNIA) – envolve fatores genéticos, vinculo de sangue embora o mesmo indivíduo pode ter vínculos sanguíneos com diversas raças..ex. o brasileiro: (negro,índio,português ).
5.> HÁ HOMOGENEIDADE DO GRUPO NACIONAL?
Elementos constitutivos do Estado: População, Território e Governo.
Portanto Entende-se por Estado, uma unidade política jurídica, durável, tem uma aglomeração humana com um território comum. Mas a homogeneidade se dá, legitimando o Estado na medida em que há pelo menos alguns fatores históricos e psicológicos.
6.> CONCEITO DE ESTADO.
Embora haja pontos de vista em cada doutrina, em cada autor sobre Estado, não se pode DEFINIR.
Vejamos alguns conceitos. Rudolf Smend “demonstra que o Estado é resultante natural de um longo processo de integração:...forças independentes que congrega e comanda. É para onde converge todas as forças sociais propulsoras, sob sua disciplina, da felicidade e da ordem no seio da comunhão....”
Autores norte-americanos
JOHN BURGESS: “O Estado é uma parte especial da humanidade considerada como unidade organizada”
O Estado é uma sociedade de homens unidos para promover o seu interesse e segurança
...