A Phthirapitera (Piolho)
Por: Larissa Alvim • 23/11/2020 • Trabalho acadêmico • 339 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
[pic 1]
Zoologia médica e parasitologia animal
Larissa Alvim – 19937
Felipe Macuco – 18383
Valença – 2020
Phthirapitera (Piolho) :
Identificação do parasita:
São conhecidos popularmente como piolhos mastigadores, podendo ter palpo, mandíbula ou sugadores; são ápteros, hemimetábolos, e estenóxenos; classificado como ectoparasita. São encotrado em aves e mamíferos, insetos que medem de 0,5 a 8 mm de comprimento; passam a vida toda sobre o animal; são distribuidos entre quatro subordens: Amblycera, Ischnocera, Rhyncophthirina e Anoplura.
Classificação científica:
Reino -> Animalia
Filo -> Arthropoda
Classe -> Insecta
Superordem -> Psocodea
Ordem -> Phthiraptera
Morfologia:
Os piolhos tem como caraterísticas: corpo achatado dorsalmente; sua coloração varia de bege claro a cinza escuro; ele é coberto por cerdas que são direcionadas para trás; seus orgãos sensoriais localizam-se na antena e nos olhos e são rudimentares; geralmente não teem olhos compostos; as antenas são pequenas, podendo ser expostas ou escondidas; diferencia-se macho e fêmea pelo tamanho, a fêmea sendo maior; podendo-se destinguir também pelo formato do abdomem, o da fêmea é birfucado e do macho arredondado.
[pic 2]
Importância na Medicina Veterinária:
A medicina veterinária tem grande importância nesse meio, pois participa da prevenção e cuidados com a saúde animal e humana. Ao concientizar a população sobre tal praga e os malefícios que a mesma proporciona, e explicar a importância do seu controle, diminuirá o contágio e assegurará o bem estar animal, e consequentemente o bem estar humano.
.
Ciclo:
O ciclo é mais ocorrente no inverno, dura em torno de 20 a 31 dias, e é constituido pelos seguintes estágios:
Ovos ( 4 a 15 dias ) -> três estágios de ninfa (cada estágio dura de 3 a 8 dias ) -> o terceiro estágio da nifa após muda da origem ao adulto (vivem por até 35 dias ) .
[pic 3]
Uma fêmea após a fertilização pode produzir até dez ovos por dia, as lêndeas se fixam ao pelo por uma substância cimentada. Em boas condições pode-
se concluir de 10 a 12 gerações por ano, porém dificilmente ocorre devido as alterações naturais.
[pic 4]
Fontes:
http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/GCUlBFF13o8tEI1_2013-6-19-10-43-53.pdf
file:///C:/Users/Cristiano%20Fabricio/Downloads/parasitologia-veterinaria_livro-digital.pdf
...